Do G1-PE

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça (1º), uma operação que investiga possíveis crimes de desvio de dinheiro público e associação criminosa envolvendo vereadores da Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho, município da Região Metropolitana do Recife (veja vídeo acima).

Ao todo, foram expedidos quatro mandados de busca e apreensão pelo juiz da Primeira Vara Criminal da Comarca do Cabo para a Operação Efeito Dominó. Não houve presos ou pessoas afastadas do cargo nessa fase, segundo a Polícia Civil.

As investigações são de responsabilidade da delegada Isabela Veras Sousa Porpino, do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Draco). Não foram divulgados detalhes sobre os alvos ou como funcionaria o esquema criminoso.

Os itens apreendidos foram encaminhados para a sede do Draco, no bairro do Sancho, Zona Oeste do Recife. Por meio de nota, a Polícia Civil informou que os detalhes serão divulgados ao término da investigação.

O G1 entrou em contato com a Câmara dos Vereadores do Cabo de Santo Agostinho, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.

Outra operação
A Polícia Civil não fez relação entre as duas investigações, mas, no dia 22 de julho, outra operação foi desencadeada tendo como um dos focos a Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho. Na ocasião, o vereador Flávio do Forúm (PL) foi preso.

A Operação Rateio apura os crimes de peculato, falsidade documental, organização criminosa e frustração de direito trabalhista.

Além do mandado de prisão preventiva do vereador, a polícia também cumpriu um mandado de afastamento de cargo político, 18 de busca e apreensão domiciliar, oito de afastamento de cargos comissionados, decisão de sequestro de veículos e bloqueio de bens; e quatro de medidas cautelares diversas da prisão.