Publicado às 5h35 desta terça (23)

Os vereadores de oposição Antônio de Antenor e Pinheiro de São Miguel rebateram o prefeito Luciano Duque quanto à acusação feita pelo gestor em live do gabinete de crise dando conta de que os parlamentares seriam os grandes culpados pela interdição da clínica Clotilde Souto Maior.

A unidade teve leitos de retaguarda para a covid-19 fechados após fiscalização da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa). Visivelmente irritado, Luciano Duque jogou toda a culpa nos vereadores pelo acionamento do órgão [veja aqui].

Mas, falando ao programa Frequência Democrática, nessa segunda (22) na rádio Vilabela FM, os vereadores da oposição Antônio de Anternor e Jaime Inácio rebateram a fala do prefeito. “Gostaríamos de dizer à população, que primeiro, não chamamos a Apevisa, nós convocamos o Ministério Público relatando o que estava acontecendo”, devolveu Antônio de Antenor, continuando:

“Segundo, estamos cumprindo o nosso papel [de fiscalizar]. Que fique bem claro, que nós não chamamos a Apevisa para vir a Serra Talhada, foi o Ministério Público quem chamou e o Ministério Público com ela [a Apevisa] foi quem fechou [a clínica]. Nós não! De jeito nenhum. Acho que o prefeito está equivocado, peço calma a ele, tenha calma, porque ele tem muito o que fazer nesses cinco últimos meses de seu governo, tá certo?”.

“E nós estamos aqui não é para o embate não”, ressaltou Antônio de Antenor, “estamos fiscalizando aquilo que é nosso direito, estou fazendo o meu papel junto com Pinheiro [de São Miguel] e Jaime [Inácio]. Que se esclareça isso aí. Vou repetir novamente. Não fomos nós que fechamos a Clodilde Souto Maior, jamais. Quem fechou foi o Ministério Público, que a gente provocou devido os leitos de retaguarda”.

PINHEIRO: LUCIANO E MÁRCIA SE INCOMODARAM

Na entrevista, o vereador Pinheiro de São Miguel disse que seu trabalho, junto com os pares da bancada de oposição, é fiscalizar mesmo. E, por isso, entende que Luciano e a então secretária de Saúde Márcia Conrado tenham se incomodado com a atitude. Pinheiro insinuou que os demais vereadores da Casa Legislativa, que fazem parte do bloco do governo, não fiscalizam o prefeito.

“É o nosso dever. Quando a gente é eleito, é eleito para ser fiscal do povo. Fiscalizar o prefeito e o município. Esse é o nosso verdadeiro papel, e criar leis que beneficiem à população, os bairros e a zona rural. Então, nós da oposição não paramos, já outros [vereadores], aí se tem que cobrar deles… Mas eu tenho certeza que nós, com Antônio e Jaime estamos fazendo o nosso papel. É tanto que incomodou o gestor [Luciano Duque] e a a ex-gestora da área da saúde [Márcia Conrado].”

LEIA TAMBÉM

Duque acusa vereadores de fechar clínica em ST