Fotos: Farol de Noticias/Celso Garcia

Publicado às 05h48 deste domingo(2)

Nesta sexta-feira (30), o Falando Francamente da TV Farol contou com a participação da veterinária Dra. Suellen Mangueira, da Cedan Rações, que deu informações sobre transmissão e infecção da raiva animal; também detalhou os sintomas e o que deve ser feito ao perceber a doença.

“A raiva animal é um vírus, uma doença zoonótica que passa do animal para o humano. Ela é transmitida principalmente pelos animais silvestres, por morcegos, gambás, macacos; eles são transmissores, eles não causam a raiva. Esses animais silvestres passam para os pets; e o pet, quando infectado, pode passar para o tutor, pela mordida, pela saliva, ou pelo sangue. É uma doença que infelizmente não tem cura; porque a progressão dela é muito rápida quando se percebe os sinais. O óbito vem muito rápido. Eles têm que ser vacinados, não somente pet, mas os nossos rebanhos”, destacou  a veterinária, Suellen Mangueira, relatando os principais sintomas e fazendo um apelo:

“O animal começa a ficar estressado, agressivo, saliva muito, tem tremores musculares, faz vômito, não quer comer, cai convulsionando, são alguns sintomas que a gente tem que ter atenção. Gente, quando ver que o animal está com suspeita de raiva, não precisa apedrejar, não precisa matar, não precisa judiar. Liga para o centro de controle de zoonoses, nós temos uma atenção muito grande, e toda uma preparação para tratar desses animais”, esclareceu  Suellen Mangueira. 

Confira na entrevista completa do Falando Francamente: