Veterinária revela aumento de estresse em cães de ST

Foto: Farol de Notícias/Celso Garcia

Publicado às 05h28 deste domingo (28)

O programa Falando Francamente da TV Farol, exibido nessa quinta-feira (25), teve a participação  da médica veterinária da Cedan Rações, Suellen Mangueira, que deu detalhes de como perceber se o animal está com estresse e o que fazer para ajudá-lo.

A veterinária, que é natural do norte de Minas, explicou que: “Cada tipo de animal responde de um jeito. Você pode ver que o animal fica se lambendo muito, é automutilação. ‘Ah! doutora, o cachorro está lambendo muito a patinha’. Não é normal. Você vai ver mudança abrupta, digamos assim. É um cachorro muito agitado que ficou muito quieto; um cachorro que é muito dócil e ficou muito agressivo; é um cachorro que tem uns tremeliques; é um cachorro que não está comendo, ou então está fazendo vômito. Você vê que seu cachorro tem aquela alteração”., explicou.

Suellen Mangueira também deu dicas sobre o que fazer quando perceber que o animal está com estresse: “A gente tem medicações, mas só entra com elas em último caso, quando está muito crítico. A gente tenta aumentar a alimentação para ele não ficar um tempo grande de jejum. Quando chega, pega uma bolinha e brinca alí com ele. Dá uma volta no quarteirão, passa um tempo com ele. Aqui em Serra Talhada, os donos, como trabalham muito, deixam muito o cachorro no muro, faça chuva, faça sol, faça frio, faça o que for. O cachorro estressa”. 

Mais detalhes, seguidos de exemplos, sobre os sinais de estresse e o que fazer, você confere na entrevista completa do Falando Francamente.