Por Paulo César Gomes, escritor, professor e historiador serratalhadense

Inocêncio  com a camisa da seleção de Serra Talhada em um jogo contra a seleção de Petrolândia (1954)

O futebol no interior de Pernambuco começou a ser difundido em meados de 1920 e rapidamente se alastrou pelos grotões sertanejos. Segundo o pesquisador e historiador Luiz Lorena, o futebol em Serra Talhada começou a ser praticado na década de 30, os dois primeiros times amadores foram criados em 1933, o time do Mocidade, que era dirigido pelo Luiz Gomes de Sá, e o Vila Bela, dirigido por João Jurubeba.

Entre as curiosidades que envolvem o futebol amador na cidade está a marcante passagem do nosso deputado federal Inocêncio Oliveira, que na década de 50 desfilou o seu futebol pelos gramados de Serra Talhada e região. O deputado vestiu a camisa do Atlético Clube Serratalhadense, que era dirigido por Damião Rumão.

No Atlético Clube Inocêncio jogou ao lado do irmão Antônio de Micena, além de outros do nome da história política de Serra Talhada, os ex-prefeitos Tião Oliveira, irmão do deputado, e Nildo Pereira. Nildo Pereira jogou também pelo Comercial na década de 60 ao lado de Paulo Moura que na época era um jovem talento. O ex-prefeito foi o responsável pela construção do estádio “O Pereirão”, uma obra que se tornou um marco na história do esporte do município.

O Inocêncio Oliveira iniciou sua carreira esportista ainda garoto, com 16 anos vestiu a camisa da seleção local. O parlamentar abandou o esporte em 1958 quando foi embora para o Recife para estudar medicina na Faculdade na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Após concluir o curso ele exerceu a profissão até 1974 como cirurgião-chefe do Hospital Agamenon Magalhães em Recife. Em 1975 ele assumiu o mandato de deputado federal e desde então não voltou mais a ser envolver com o futebol.  A única dúvida que fica é se os problemas constantes no joelho de Inocêncio são consequência de suas peripécias com a bola nos pés.

Veja também:   João Antônio se pronuncia ao ter que deixar Hospam

 

Um forte abraço a todos e a todas e até a próxima!

Atlético Clube Serratalhadense (1957)

Em pé: Nildo Pereira, Raimundo de Gedeão, Antônio de Micena, Tião Oliveira, Inocêncio Oliveira, Vincente Bola Sete, Lelinha Agachados: Citonho Macineiro, Aragão, Edmilson Lima, Assis de Florentino, Luiz Leite.

Time do Comercial: Em pé:o terceiro da esquerda para direita é Nildo Pereira. O primeiro agachado da esquerda para direita é Paulo Moura.