Do G1

O vice-presidente do Paraguai, Hugo Velázquez, renunciou ao cargo nesta sexta-feira (12), depois que os Estados Unidos o sancionaram por “corrupção significativa”.

“A decisão de se retirar é para evitar afetar o entorno do presidente da República (Mario Abdo Benítez) ou do Partido Colorado”, disse Velázquez à rádio 1080 AM. “Vou me aposentar da política. Foi a última etapa da minha carreira. Se não aconteceu, o que vamos fazer? São desígnios de Deus”, disse ele.

Denúncia dos EUA

Veja também:   Equipes localizam jornalista brasileiro perdido em parque da República Dominicana

Os EUA colocaram Velázquez em sua lista de pessoas corruptas após uma investigação apontar que Velázquez recebeu US$ 1 milhão (creca de 5,1 milhões) de suborno.

Segundo o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, Velázquez aceitou a propina para, em troca, obstruir uma investigação em curso no seu país envolvendo uma hidroelétrica.

No mês passado, o ex-presidente paraguaio Horácio Cartes também foi incluído na lista de corruptos dos Estados Unidos. Os parentes diretos do vice-presidente entraram na lista.

Veja também:   Estudo da KTO mostra os estados com maior número de consumidores

“Essas classificações (como corruptos) reafirmam o compromisso dos Estados Unidos em combater a corrupção, que prejudica o interesse público e atrapalha a prosperidade econômica dos países…”, afirmou Blinken, em um comunicado.

A imprensa local do Paraguai aponta que a nova classificação pode fazer com que Velázquez renuncie ao cargo e desista de se candidatar nas próximas eleições do país, no ano que vem.