Vídeo: vulcão Kilauea, no Havaí, entra em erupção

Foto Reprodução/USGS

Por Metrópoles

 

O vulcão Kilauea, um dos mais ativos do mundo, localizado no Havaí, entrou em erupção às 4h44 desta quarta-feira (7/6), segundo informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). A atividade vulcânica começou dentro da cratera Halemaʻumaʻu.

No momento, os fluxos de lava estão confinados na superfície do fundo da cratera. Ainda de acordo com o serviço geológico, os perigos serão reavaliados à medida que a erupção avança. As autoridades também afirmam que a atividade é restrita a uma área fechada do parque.

De acordo com o USGS, a última atividade registrada do Kilauea aconteceu em janeiro e estendeu-se até março.

Assista ao momento da erupção do Kilauea (clique duas vezes no vídeo para ampliar):

Após o início da atividade vulcânica no Kilauea, localizado dentro do Parque Nacional dos Vulcões do Havaí, o USGS elevou o nível de alerta de “assistido” para “aviso”. O órgão informou também que elevou o código de cores da aviação do vulcão de laranja para vermelho enquanto avalia a erupção.

“As fases iniciais das erupções são dinâmicas”, disse o USGS em um comunicado. “A atividade está confinada a Halemaʻumaʻu [cratera] e os perigos serão reavaliados à medida que a erupção avança”, completou.

O Observatório do Vulcão Havaiano (HVO) informou que continuará monitorando a atividade “de perto” e relatará “quaisquer mudanças significativas em avisos futuros”.

Para acompanhar as imagens em tempo real do Kilauea, clique aqui.