homembombaQuatorze escolas no Reino Unido e seis em Paris foram esvaziadas nesta terça-feira (26) devido a falsas ameaças de bomba, informaram as polícias dos dois países.

No Reino Unido, quatro escolas em Londres, seis em Birmingham (centro) e quatro na Cornualha (sudoeste) foram esvaziadas após receberem chamadas alertando para a presença de bombas. As ameças foram verificadas e se mostraram falsas.

“Os serviços de inteligência da polícia sugerem que não há uma ameaça séria por trás desses alertas”, declarou em um comunicado Carl Foulkes, oficial da polícia de West Midlands, na região de Birmingham.

Na França, seis escolas parisienses de prestígio foram esvaziadas nesta terça depois de receberem alertas de bomba anônimos, indicaram as autoridades policiais e de educação.

As escolas receberam avisos quase idênticos indicando a presença de bombas nos edifícios entre 10h20 e 11h20 locais (07h20 e 08h20 de Brasília), segundo a polícia, que indicou se tratar de alertas falsos.

Os alunos das escolas Charlemagne, Fénelon, Montaigne, Condorcet, Henri IV e Louis le Grand foram retirados do edifício em segurança.

De acordo com as autoridades de educação de Paris, os alunos foram inicialmente agrupados em um lugar seguro seguindo o plano de segurança de cada escola, à espera da chegada da polícia.

As ameaças acontecem poucos dias depois de o grupo Estado Islâmico ameaçar cometer atentados no Reino Unido e na França em um vídeo no qual aparecem alguns dos terroristas que mataram 130 pessoas em 13 de novembro, em Paris.

Da France Presse