tatianaA vice-prefeita de Serra Talhada e atual secretária da Mulher, Tatiana Duarte (PSC), destacou a importância da formação de uma parceria com Agentes Comunitários de Saúde (ACS) no combate à violência contra as mulheres na capital da xaxado.

Durante capacitação para notificação compulsória de casos de agressões a mulher, ocorrida na Câmara Municipal de Serra Talhada (CMST), nessa quarta-feira (10), Tatiana ressaltou que os agentes de saúde têm a vantagem de estarem mais próximos do dia a dia da população e podem exercer um papel crucial de conscientização.

“Os agentes têm o que a maioria não dispõe que é a confiança das pessoas, pois entram em suas casas, conhecem as pessoas pelos nomes, transitam com liberdade em todas as comunidades. Se não tivermos coragem, continuaremos assistindo crimes bárbaros, como o de uma jovem, mãe de duas crianças que foi brutalmente assassinada pelo companheiro em novembro. O preenchimento da ficha de forma institucional preservará a identidade do ACS”, garantiu Tatiana. O evento aconteceu em parceria com o Ministério Público e representantes das secretarias estadual e municipal de Saúde e da Mulher.

FIQUE POR DENTRO

A estratégia é que as notificações compulsórias de casos de violência contra a mulher sejam não só entregues aos agentes de saúde, mas que estejam presentes em todas as unidades básicas, hospitais públicos e privados da cidade. A Lei 10.778/2003 determina a notificação compulsória dos casos de agressão contra mulheres que tenham sido atendidas em serviços públicos ou privados.

A ficha traz informações sobre o tipo de violência (física, sexual ou outros tipos), o perfil das vítimas (sexo e orientação sexual, raça/cor, idade, escolaridade, profissão, situação conjugal), sobre a ocorrência (local, uso de instrumentos, partes do corpo atingidas) e informações sobre o agressor (sexo e vínculo com a vítima, entre outras).

FAROL com informações da Assessoria