Do Diario de PE

Uma série de ações de sensibilização contra a violência à pessoa idosa será realizada, nesta quarta-feira (26), na praça do Derby, no Recife. A ação ocorre no mesmo momento em que o estado registra um aumento de cerca de 140% no total de denúncias recebidas, apenas nos três primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2018. Na ação, haverá distribuição de material informativo e orientações, serviços de saúde voltados para o público, além de uma unidade móvel da delegacia de Proteção à Pessoa Idosa para recebimento de denúncias. A iniciativa tem início às 7h.

Veja também:   Serra Talhada homologa quase 3 mil boletos

A Organização Mundial de Saúde (OMS) conceitua a violência contra a pessoa idosa como o ato (único ou repetido) ou omissão que lhe cause dano ou aflição e que se produz em qualquer relação na qual exista expectativa de confiança. No primeiro trimestre deste ano, o Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (CIAPPI) recebeu 391 denúncias. Em comparação ao mesmo período do ano passado, que foram 163 queixas, um aumento que chega a quase 140%.

Negligência, violência psicológica e financeira são as principais queixas. “A ideia da ação é criar uma consciência da existência da violência contra a pessoa idosa e disseminar a realidade de não aceitá-la, mostrando os meios para denúncias, tudo isso como forma de prevenir a violação dos direitos e qualificar o debate sobre o tema”, explicou o secretário da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDSCJ), Sileno Guedes.

Veja também:   Na Síria, ONG registra 118 mortes em cinco dias de cessar-fogo

Para facilitar e incentivar as denúncias, a SDS disponibiliza Unidade Móvel da Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa para acolhimento de denúncias. Já a Secretaria Municipal de Saúde vai oferecer serviços como aferição de pressão, glicemia e vacinação contra a gripe, além de orientar a população sobre saúde bucal. Além do CIAPPI, a Ouvidoria Social também é um canal para recebimento de denúncias, que podem ser feitas no 0800.081.4421.