DSC_0127

João Carlos de Sá visitou o FAROL para anunciar a decisão da Justiça e homenagear a luta do tio, João Porfírio; agricultores comemoram

Foto: Farol de Notícias / Alejandro García

Após dez anos de muita luta, agricultores da comunidade Poção, na divisa entre Serra Talhada e Floresta estão comemorando um feito inédito e que põe fim na peleja judicial dos moradores contra a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba). A Justiça decidiu em favor dos campesinos obrigando a companhia realizar reparos na barragem de Água Fria, que abastece a localidade. Desde 2002 que a Codevasf vinha recorrendo dos argumentos dos agricultores que alertavam a Justiça para falhas oriundas da época em que a barragem foi construída. Porém, a fé e a esperança dos moradores de Poção foram mais fortes.

Veja também:   Tornado deixam mortos e dezenas de feridos nos Estados Unidos

Considerada um sonho de toda a população sofrida com a seca na região, a obra em Água Fria apresentou vazamentos pouco tempo depois de ser entregue. Com a chegada das chuvas, o reservatório não vinha acumulando água devido fissuras na base da construção. Com o incentivo de demais agricultores, um dos líderes comunitários em Poção, João Porfírio de Sá, buscou o Ministério Público Federal (MPF) em nome da comunidade para denunciar o problema.

Infelizmente, após anos e anos de batalha, João Porfírio faleceu recentemente sem saber o resultado do caso. Por duas vezes, ele havia acionado a reportagem do FAROL para externar a angústia dos moradores de Poção. A última visita de João Porfírio a nossa redação aconteceu em julho deste ano (relembre). Já nessa terça-feira (15), o sobrinho dele, João Carlos de Sá nos procurou para anunciar que a luta do tio não foi em vão e valeu muito a pena.

Veja também:   A semana começa com 207 vagas de emprego em PE

“Tudo começou com João Porfírio, que era tio da gente lá, e faleceu antes de ver os reparos na barragem acontecerem, e é uma coisa que ele sempre quis deixar para a gente lá na região de Poção. Futuramente vamos mudar o nome dessa barragem para chamá-la de Porfírio de Sá. E graças a Deus, com a ajuda do Ministério Público, que abraçou e abraçou mesmo, com vontade essa causa em favor dos agricultores, a Justiça nos escutou depois desse tempo todo de luta. Agora é aguardar o término das obras e rezar para que venham as chuvas”, disse João Carlos de Sá.

Veja também:   Prefeito do do Pajeú é reinfectado pela Covid

Os reparos na barragem de Água Fria começaram no último dia 11 de dezembro com previsão de conclusão dia 9 de fevereiro de 2016 (saiba mais sobre o caso).

Os reparos na barragem já começaram; confira as imagens

BarragemÁguaFria_4BarragemÁguaFria_5BarragemÁguaFria_6BarragemÁguaFria2BarragemÁguaFria_3