_DSC0013

Farol com informações e fotos da Assessoria

Durante todo este mês de novembro Pernambuco terá uma extensa programação para celebrar o Mês da Consciência Negra. O lançamento oficial das atividades foi feito na manhã desta quarta-feira (4), no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), pelo secretário Isaltino Nascimento. A programação começa com a 9ª Caminhada dos Terreiros de Pernambuco, com saída do Marco Zero, no Recife Antigo, na tarde desta quarta-feira e segue até o dia 30. Segundo Isaltino, no dia 26 será instituindo a Medalha Solano Trindade, para homenagear, anualmente, cinco personalidades com militância e serviços prestados à causa.

Veja também:   Japão começa a fornecer antiviral para tratar covid-19

“Esta programação dá um passo à frente para que possamos garantir que a temática seja apropriada pelo Estado e pela sociedade. É um trabalho para mostrar o lado positivo do ser negro. Temos o compromisso de usar o espaço público para fortalecer essa causa em Pernambuco”, justificou Isaltino Nascimento. Logo em seguida, Isaltino apresentou o cronograma de atividades programadas para todo o mês e que será executada em parceria com secretarias e órgãos estaduais, diversos municípios e instituições ligadas à luta pela igualdade racial. Estão previstos seminários, palestras, caminhadas, encontro inter-religioso, festival quilombola e apresentações culturais.

Veja também:   Condenado à pena de morte foge de prisão por canos de esgoto

ZUMBI DOS PALMARES

O mês da Consciência Negra faz alusão aos 320 anos de morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares (1695-2015). O dia 20 de novembro foi instituído como Dia Nacional da Consciência Negra pela da lei nº 12.519/2011. De acordo com o Censo 2010 do IBGE, 5.119.290 da população pernambucana é composta por negros e negras. Confira a programação em alusão ao dia.

Consciência_folder_3