A madrugada pode até ser um período de descanso para muitas pessoas, mas, para Edna Souza, de 61 anos, é um turno de muito trabalho pelas ruas da Região Metropolitana do Recife. Conhecida pelos clientes como a ‘Vovó do Uber’, ela se sente realizada por trabalhar à noite e por encontrar, em cada passageiro, um personagem diferente para sua coleção de memórias. Além da água, dos bombons, e até mesmo de remédios para ressaca, a gentileza e o bom humor da motorista são o principal atrativo para os clientes.

Aposentada, ela recorreu ao aplicativo de transporte particular de passageiros para tirar o nome do vermelho. “Eu vendia semijoias e algumas pessoas que me compraram em 2015 não me pagaram. Tive um prejuízo de R$ 5 mil. Perdi cartão de crédito, plano de saúde e precisei fazer alguma coisa para pagar as dívidas. Só a aposentadoria não é suficiente”, explica.

Autodeclarada uma mulher de força de vontade e de perseverança, ela começou a produzir pizzas e salgados para vender, mas queria mais do que isso para si mesma: liberdade. Corrida após corrida, a aposentada se deu conta de que a realização pessoal estava bem ali, na garagem de casa. Apesar do receio das filhas devido ao impasse com taxistas, ela não desistiu da ideia, aprendeu a usar o aplicativo e, enfim, encarou o desafio.

Acostumada a levar e a buscar passageiros em festas, ela não oferece somente água e bombons, mas também comprimidos de paracetamol, dipirona e remédios para ‘ressaca’. “Também ofereço boas conversas aos passageiros”, comenta.

Leia mais no G1 Pernambuco