Foto: Divulgação/ Assessoria
Por Assessoria
Sensibilizados com a forte alta nos índices de violência na cidade de Garanhuns e empenhados em ajudar a amenizar o problema, o deputado federal, Waldemar Oliveira (Avante) e o presidente do partido no município, Fernando Vava Moraes, enviaram, via gabinete do deputado em Brasília, um ofício solicitando a reabertura de um importante estabelecimento de ensino profissionalizante do SENAI inaugurado no anterior governo do presidente Lula.
A Escola Técnica Euridece Ferreira de Melo, fica na avenida Sátiro Ivo, bairro do Magano. Tem uma área de 4 mil metros quadrados, com 5 salas de aulas, 3 laboratórios, oficinas, restaurante, auditório e estacionamento, está pronta para receber 720 alunos. A escola técnica pertence ao Senai e foi inaugurada em 2005 pelo próprio presidente Lula. O valor foi de 3 milhões. Mas foi fechada em 2021 sem maiores explicações.
“A nossa sugestão, enviando o ofício, é que a escola volte a funcionar com os cursos profissionalizantes, a exemplo dos cursos da energia Eólica e Solar e cursos que possam se integrar o agronegócio. Lembrar que em nossa região o agronegócio vem crescendo muito e precisamos avançar nessa importante mão de obra qualificada.” Explica o presidente do Avante em Garanhuns.
Mas apesar da cidade de Garanhuns estar na 4ª colocação como cidade mais violenta de Pernambuco, segundo 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, com 44,9 homicídios por 100 mil habitantes, a direção do SENAI não se sensibilizou com o pedido e deu uma resposta negativa dizendo que lastreado no planejamento estrategico da Instituição – o encerramento das atividades presenciais da Escola foi deliberado à unanimidade pelo Conselho Regional do SENAI em maio de 2020 tendo o processo sido concluído em maio de 2021.
Ocorre que com essa decisão, mais de 700 alunos estão sem aulas há mais de dois anos e como todos sabem a evasão escolar é sim uma das maiores causas do aumento da delinquência juvenil no nosso país. Agora, tanto o deputado quanto o presidente do partido se comprometeram a continuar batalhando, junto a outras instâncias, pela reabertura da Escola Técnica Euridece Ferreira de Melo.