xaxado

O xaxado agora é patrimônio cultural e imaterial de Serra Talhada, oficialmente, o primeiro da cidade. O projeto de lei solicitando ao chefe do executivo que eternizasse o ritmo e a dança como herança cultural genuinamente serratalhadense foi do vereador Manoel Enfermeiro (PT). O xaxado é uma manifestação tipicamente do sertão nordestino e, segundo historiadores, começou a ser praticada nas ribeiras do Pajeú, em Serra Talhada, no início do século XX.

Uma dança de origem rural era praticada pelos agricultores que nos anos bons de inverno reuniam a família e amigos para juntos “xaxarem” o feijão, juntando a terra com uma enxada pequena no pé do caule do broto com poucos dias de nascidos.

Do movimento dos pés, acabou nascendo a dança que se estendeu para os terreiros das casas sertanejas quando da colheita, quando juntavam as vajem, num lastro exposto ao sol e num círculo, batendo com um pau e chutando-as levemente ao mesmo tempo, acompanhados por palmas ritmadas dos presentes, faziam festa para comemorar a fartura.

A dança acabou sendo incorporada pelos cangaceiros, que na sua imensa maioria era formado por agricultores, nas horas mais amenas, entre um combate e outro com as volantes da polícia, se divertiam dançando em fila indiana e tendo o rifle como sua dama. Era uma dança exclusivamente masculina, a presença da arma servia também para entrarem em combate imediato quando se fizesse necessário.

Saindo de Serra Talhada, levada pelos cangaceiros do bando do rei do cangaço (Lampião), o xaxado acabou se tornando um ritmo dançado no país inteiro e um dos principais produtos turísticos do município.