Publicado às 04h55 deste sábado (19)

A diretora da XI Gerência Regional de Saúde (Geres), Karla Millene, alertou sobre a possibilidade de um crescimento dos casos de Covid-19 entre crianças, em Serra Talhada. Durante entrevista ao programa Falando Francamente, na TV Farol, a gestora explicou que vem monitorando parte dos atendimentos. Em Pernambuco, o município de Salgueiro já inaugurou uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) pediátrica, e Araripina, já conta com 10 leitos par cuidar de crianças.

“Eu tenho mantido contato com alguns pediatras da cidade, sempre perguntando se tem chegado nos consultórios cada vez mais crianças com sintomas respiratórios sugestivos de covid e a resposta é que sim. Graças a Deus as crianças geralmente se recuperam em casa sem precisar do internamento, mas como cada indivíduo tem um sistema imunológico e um organismo diferente, alguns reagem de forma diferente pelo vírus, então a gente já está pensando nessa possibilidade e ir se preparando, ainda não internamos menores de 18 anos no Hospital Eduardo Campos e nem no Hospam, alguns casos de crianças que ficam lá, mas é preciso ter uma estrutura diferenciada, uma capacidade instalada diferente para lidar com criança do que a do adulto, mas já estamos pensando nisso sim, não só o estado mas também a nossa regional”, revelou Karla Millene.

VEJA A ENTREVISTA DE KARLA MILLENE

Ainda durante a entrevista, a gestora disse estranhar o grande números de pessoas nas ruas de Serra Talhada, mesmo com o comércio não essencial fechado, e relatou que este movimento, pode, sim, acelerar a contaminação de adultos e crianças. Ela também reforçou a necessidade da vacinação.

“Com os pais saindo de casa para trabalhar, existe a probabilidade de se contaminar no trabalho e trazer para o seio familiar, também com as crianças indo para a escola, existe uma pequena probabilidade, mas existe também se não houver os cuidados e as medidas de proteção para não se contaminar. A gente tem observado que com a vacinação na faixa etária acima de 60 anos, diminuiu a internação e óbitos nessa faixa etária e ela começou a descender para a próxima faixa etária que é a faixa etária do adulto jovem. A medida que a gente for vacinando de 50 a 59, 40 a 49, a gente vai perceber que a contaminação vai recrudescer na faixa etária e ela vai começar a atingir com maior intensidade adolescentes e crianças. É importante vacinar esse público também ? É, mas ainda ainda não temos vacinas para a faixa etária para fazer de 12 a 18 anos”, pontuou Millene.