Com informações e fotos da Assessoria

Nesta quarta-feira (30), movimentos sociais e profissionais da saúde em Serra Talhada se reuniram na XI Gerência Regional de Saúde (XI Geres), para a apresentação do primeiro ciclo de cine organizado pelos Residentes em Saúde Coletiva com Ênfase em Gestão de Redes de Atenção à Saúde da Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco – ESPPE, que teve como tema de abertura a saúde LGBT.

O encontro se deu em dois momentos, o primeiro através da exibição de dois curtas e seguido de uma discussão em roda de conversa com representantes do Dadá (Grupo de Pesquisa em Relações de Gênero, Sexualidade e Saúde – UFRPE/Uast), Movimento Diverso de Serra Talhada, acadêmicos de medicina e os técnicos dos setores da instituição.

Em conversa com o FAROL DE NOTÍCIAS, o militante do Movimento Diverso, Mannoel Lima, declarou que atividade correspondeu a um momento inédito e reivindicou que a abertura de diálogo aos movimentos sociais sejam uma metodologia para todas as políticas públicas.

“Foi um momento inédito de diálogo a respeito de como está funcionando o atendimento à nossa comunidade, e de pensar estratégias para que o sistema único de saúde possa ser cada vez mais respeitosa e acolhedor para todos. Que os grupos sociais possam participar, possam participar da construção de políticas públicas e que o elo iniciado nesta manhã perdure. Vamos juntos na construção de uma sociedade mais justa”, afirmou.

Esse momento se norteou pelo discurso das vivências relacionadas com os serviços de saúde no tocante ao tema: As dificuldades, os entraves, bem como vivências positivas. Através dessa conversa, ações futuras se tornarão possíveis para a efetivação da implantação da Política LGBT na regional. Um grupo diretor será montado em parceria com os movimentos sociais e demais instituições como o MPPE e Polícia Militar.