Do Site Metrópoles

O Ministério da Justiça e Segurança Pública atualizou a lista dos criminosos mais procurados no Brasil. Com a prisão de Danilo dos Santos Albino na segunda-feira (2/8), o quadro dos foragidos mais buscados pelas autoridades passou a ter dez integrantes.

Albino foi detido pela Polícia Rodoviária Federal em São Paulo. Ele integra a maior facção criminosa do estado e praticava assaltos a bancos na modalidade “novo cangaço”, quando são utilizados armamentos pesados, veículos blindados, explosivos, com auxílio de grandes quadrilhas.

Divulgada pelo governo federal, a lista tem caráter “estratégico” para o enfrentamento às organizações criminosas no Brasil.

“A Lista de Procurados Nacional tem como premissas: existência de mandado de prisão aguardando cumprimento; envolvimento em crimes graves e violentos; participação direta ou indireta em organização criminosa; não constar na Lista da Interpol (Difusão Vermelha); dentre outras”, informou o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

De acordo com a autarquia, o cidadão pode colaborar com denúncias e informações por meio dos números Disque Denúncia (190), pelo aplicativo Sinesp ou pelo site do Ministério de Segurança Pública.

“Os indivíduos da Lista de Procurados Nacional são perigosos e de alto risco. Portanto, recomenda-se o acionamento das forças policiais para efetuarem as prisões”, orienta o órgão.