everaldo 2O sistema de estacionamento Zona Azul ainda não saiu de papel, mas vem provocando muitos debates em torno do assunto. Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira (19), o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), na companhia do presidente do Sindicato Patronal (Sindicom), Francisco Mourato, ocuparam a tribuna para pedir alterações no projeto antes da execução. Os empresários pediram ajuda aos vereadores para modificar a lei que foi aprovada há cerca de três meses. De acordo com a CDL, o surgimento da zona azul com a delimitação de 12 ruas é intempestivo.

“Quero deixar claro que somos totalmente a favor da zona azul, mas queremos fazer algumas observações e propor mudanças no projeto. Conversamos com o prefeito Luciano Duque na semana passada, e agora queremos o apoio da Câmara”, disse o presidente da CDL. Por cerca de 15 minutos, Everaldo Melo defendeu algumas mudanças e deu suas justificativas.

“É preciso ter um espaço exclusivo para estacionamento de motos dos colaboradores no centro da cidade, sem custo financeiro. A maioria recebe salário mínimo e vão ter que deduzir cerca de 20% para o pagamento da zona azul. Também é preciso que se abra um espaço no Pátio da Feira para os veículos de cargas das empresas do centro comercial, no momento em que os mesmos não estejam em demanda operacional”, disse Everaldo, acrescentando que há uma falha no sistema.

“A lei que cria a zona azul não cita o período de permanência de 2 horas, mas já têm placas nas ruas com a determinação do horário. Isto precisa ser revisto. Nós defendemos, inclusive, com os locais mais afastados do centro, o que chamamos de ‘ponta de rama’, não pode ser cobrado o mesmo valor de uma área no centro da cidade. Tem que ser diferente”, reforçou Melo Lima.

CONVOCAÇÃO

Após a explanação dos empresários, o presidente da Câmara, Agenor de Melo Lima (PTB), determinou a convocação do presidente da STTRans, Célio Antunes, para debater alterações na lei. “Na próxima segunda-feira (26) vamos convocar o secretário para dar algumas explicações sobre o assunto”. No final da sessão, o plenário decidiu que seria feito emendas coletivas para mudar a lei da zona azul.