DSC_0272Fotos: Farol de Notícias/Alejandro García

Com informações da repórter Manu Silva (Do FAROL)

Serra Talhada se prepara para receber grandes mudanças no trânsito com a implantação da zona azul, que promete oferecer em torno de 700 vagas para carros e cerca de 450 para motocicletas na região central da cidade. Os mapeamentos já começaram, sendo tocados pela empresa SinalVida em parceria com a STTrans (Superintendência de Trânsito de Transportes de Serra Talhada). Em conversa com o FAROL nesta quinta-feira (24), o coordenador da STTrans Célio Antunes explicou que o estudo viário prevê, além da implantação de parquímetros, a sinalização em áreas de carga e descarga, pontos de táxis e mototáxis. “O trânsito no centro da cidade vai começar a dar uma melhorada significativa”, comentou. O valor da taxa do parquímetro está previsto em R$ 1,50 a hora para carros e R$ 0,75 para motos. A Prefeitura de Serra Talhada vai receber, com a zona azul, 10,5% do total arrecadado pela empresa Sinal Vida, que venceu a licitação para implantar o serviço no município. Célio prepara a população para um período de testes já nos próximos meses e adianta que a zona azul vai começar a funcionar, oficialmente, a partir de 1º de dezembro.

celio antunes 2
CÉLIO CONVERSOU COM O FAROL SOBRE AS MUDANÇAS

“Vamos fazer até o final de outubro essas marcações através da empresa SinalVida, que atua em Arcoverde, Vitória de Santo Antão, e já tem know how nesse trabalho. À princípio serão feitas, até o final de outubro, nas áreas do centro da cidade nas praças Sérgio Magalhães e Barão do Pajeú, nas avenidas Comandante Superior, nas ruas Agostinho Nunes de Magalhães, Enock Ignácio de Oliveira, Padre Ferraz, Joca Magalhães e Cornélio Soares. Depois das marcações e sinalizar tudo, a empresa vai implantar os parquímetros, que são os componentes eletrônicos onde o condutor, através de uma moeda, tira um cupom para deixar no veículo indicando por quanto tempo ele vai ficar estacionado, ou faz isso através de moeda ou através de um cartão magnético personalizado pela própria empresa onde se pode colocar uma carga de créditos, em dinheiro, vai usando até acabar e depois abastece novamente”, explicou Célio.

No começo serão instalados cerca de 16 a 20 parquímetros na região central de Serra Talhada. Cada equipamento será acompanhado por agentes da empresa SinalVida. A partir de 30 de outubro, a empresa vai instalar uma central de monitoramento na cidade para ajudar a prefeitura no período de experiência, que começa dia 1º de novembro e irá até o dia 30 do mesmo mês, onde a STTRans dará início a um intervalo de testes e adequações de caráter educativo. “Será um período educativo para ensinar os condutores a usarem a zona azul e os parquímetros, mas sem a obrigatoriedade de pagar pelo estacionamento. É um processo para que a população possa aprender como funcionará o serviço e a partir de 1º de dezembro é que as mudanças vão valer de fato, com os usuários pagando por aquele período em que ficou estacionado”, detalhou Antunes.

A SinalVida começou a mapear o centro de Serra Talhada para implantação da zona azul

DSC_0276DSC_0294DSC_0292DSC_0278DSC_0274DSC_0277DSC_0275