água contaminadaO Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à Secretaria de Saúde de Mirandiba, no Sertão, e à VII Gerência Regional de Saúde (Geres) a vigilância da qualidade da água consumida pela população do município. De acordo com a assessoria de imprensa do MPPE, amostras da água para consumo colhidas indicou a presença de bactérias do tipo Coliformes totais e Escherichia coli, que representam risco à saúde.

Por telefone, o G1 entrou em contato com a Prefeitura de Mirandiba e as ligações não foram atendidas. Por e-mail, o G1 solicitou um posicionamento da VII Geres, mas ainda não obtivemos resposta.

Com o objetivo de identificar a origem de uma possível contaminação, o MPPE ainda recomendou à Secretaria de Saúde de Mirandiba que as amostras encaminhadas a Geres sejam coletadas em pontos da rede de distribuição de água. Em relação às amostras provenientes de carros-pipas, a coleta deve ser realizada na torneira do próprio veículo transportador.

Além disso, quando for identificada qualquer irregularidade na qualidade da água, os responsáveis pelo sistema de abastecimento ou solução alternativa coletiva devem ser notificados para realizar as correções. No caso de situações de risco à saúde, o município deve se articular com os responsáveis pelo sistema de abastecimento ou solução alternativa para definir as orientações que deverão ser prestadas à população por ambas as partes.

Também segundo a assessoria do MPPE, a Secretaria de Saúde do município e a VII Geres têm um prazo de dez dias para informar à promotoria de Justiça de Mirandiba sobre o acatamento ou não da recomendação.

Do G 1