O camelô Cícero Damião diz que PMST faz ameaças, ao invés de dialogar

Publicado às 13h50 deste sábado (30)

Cobrando um clima de diálogo com o governo Luciano Duque, uma comissão de representantes dos vendedores ambulantes de Serra Talhada revelou, neste sábado (30), que receberam apenas ameaças da gestão diante a polêmica sobre a retirada dos trabalhadores das calçadas no Centro da cidade, que deverá ocorrer na próxima semana.

O problema, segundo a categoria, é que o local que a prefeitura tem oferecido para a realocação é muito distante do movimento de clientes, o que vai prejudicar substancialmente a renda dos serra-talhadenses que vivem apenas do comércio ambulante no município. Ao todo, são cerca de 45 famílias.

“Eu tenho esposa e filhos e só vivo disso. No local que a prefeitura quer nos deixar não tem movimento algum, é um sol que ninguém aguenta e é pequeno. Lá atrás onde querem nos colocar não vende e esse é o nosso único modo de sobrevivência. Nós queríamos mesmo conversar com o nosso prefeito, Luciano Duque”, alertou o ambulante Cícero Damião, em entrevista ao programa do FAROL neste sábado (30), na rádio Vilabela FM.

“Até agora não conseguimos conversar com ele e só recebemos ameaças. A gente não está querendo medir forças com ninguém, mas eles (prefeitura) só querem fazer do jeito deles, sem levar em conta o nosso lado”, ponderou.

AMEAÇAS

Durante a entrevista ao FAROL, os representantes do movimento de ambulantes disseram que a prefeitura, até agora, vem agindo sem qualquer sensibilidade com a situação da categoria, que busca abrir um canal de diálogo.

Fortalecendo o movimento, o ativista social Ari Amorim alertou que os trabalhadores receberam ameaças no sentido de apreensão brusca, com o uso da força, das mercadorias e alimentos dos trabalhadores.

“Não se tenta um diálogo, se faz ameaças de que caso os trabalhadores não saiam vão tirar os produtos e os alimentos deles e doar nas creches do município. Veja: não se faz diálogo ameaçando de forma antecipada e lá onde querem deixar eles (camelôs) não vai gerar renda nenhuma”.

ASSEMBLEIA 

Na próxima semana, a comissão de vendedores ambulantes deve organizar uma assembleia geral da categoria no Centro Pastoral de Serra Talhada, às 19h.

Os ambulantes se demonstraram abertos para serem realocados e não parecem se opor a serem transferidos para um local de maior movimentação, o que para eles possa ser resolvido ficando ao lado do posto de saúde da Lagoa Maria Timóteo.