proerd

FOTOS: ALEJANDRO GARCIA / FAROL

Na manhã desta terça-feira (09), ocorreu a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas – Proerd, na Câmara Municipal de Serra Talhada (CMST). Promovido pela Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), o programa é uma adaptação brasileira do norte-americano Drug Abuse Resistence Education – Dare, que surgiu em 1983. No Brasil, o Proerd foi implantado em 1992 e hoje é aplicado na educação de crianças no combate às drogas lícitas e ilícitas.

A reportagem do FAROL conversou com o instrutor do programa aqui em Serra Talhada, o Sargento J. Coelho, da PMPE, que relatou experiências com 339 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de 10 escolas municipais das zonas urbanas e rural, ao longo deste ano.

“Acredito que nós atingimos o objetivo, porque à medida que a gente vai se encontrando a cada semana, eles vão participando, vão interagindo. E a gente percebe que eles entenderam a mensagem, a conscientização sobre drogas, sobre violência. E por fim, todos eles produzem um texto falando sobre aquilo que eles aprenderam, houve depoimentos belíssimos e foi difícil até da gente presentear um de cada turma, e a gente confere, realmente, que eles aprenderam”, declarou J. Coelho.

Ainda durante a entrevista, J. Coelho declarou que o programa ajudou aos alunos a se prepararem para enfrentar o mundo que os sujeita às drogas.

“A partir do momento que a gente começa a falar, é do começo ao fim, de onde ela ( a droga) vem, onde ela surge, quais são os principais pontos aqui em Serra Talhada que eles podem se deparar, então, a gente prepara realmente os alunos para que eles se fortaleçam e digam não às drogas”, finalizou J. Coelho.

proerd 2

proerd 3

proerd 4

proerd 5

proerd 6

proerd 7