charge-politico_discursando

G1 Petrolina

A Justiça Federal condenou o ex-prefeito de Ouricuri, Sertão pernambucano, Francisco Ramos da Silva, mais conhecido como Biu Ramos, pelo desvio de verbas públicas nos anos de 2001 e 2002. O Ministério Público Federal ofereceu denúncia e a sentença foi divulgada nesta quinta-feira (7).

O valor desviado foi, segundo a denúncia, destinado a uma mulher que deveria ter prestado serviço odontológico e exercido o cargo de Coordenadora do Programa de Combate à Doenças Epidemiológicas no município, mas não exerceu as funções. De acordo com a sentença, no período mencionado a prefeitura recebeu da União mais de R$ 11,350 mil destinada ao pagamento da prestação de serviço.

Durante o processo, testemunhas como o secretário de Saúde da época, garantiram que a ré nunca prestou serviço no município. O que configurou que o prefeito manteve a ‘funcionária fantasma’.

A sentença definitiva ficou de sete anos de reclusão para o ex-prefeito e cinco anos e nove meses de reclusão para a segunda ré. O G1 tentou entrar em contato com o ex-prefeito e com membros de sua família, mas não obteve êxito.