imagesEste sábado (6) será o dia D de combate a Dengue e a Febre Chikungunya, conforme anunciou a Secretaria Municipal de Saúde de Serra Talhada, a partir do Núcleo de Vigilância em Saúde, que montou uma equipe com mais de 80 profissionais e voluntários para acionar o combate ao mosquito, Aedes Aegypti, transmissor das doenças.

Os sintomas das duas doenças são bastante parecidos, porém a Febre Chikungunya não tem uma versão hemorrágica como a Dengue e dificilmente apresenta quadros extremamente graves. Mas é uma doença de fácil propagação devido aos anticorpos, que nós brasileiros não possuímos contra ela.

A equipe de combate será integrada por coordenadores, técnicos e ACE (agentes de Controle de Edemias), ACS (Agentes Comunitários de Saúde), enfermeiros e profissionais da Secretaria de Serviços Públicos. Buscando eliminar o foco, principalmente, nas residências com resultados positivos nos bairros Mutirão e Cohab.

Além da busca ativa de casos suspeitos, mutirão de limpeza para retirar entulhos dos terrenos baldios e quintais, ações educativas, mostrando à população os perigos que embalagens plásticas de margarina, garrafas pet, copo descartável, pneus, latas e outros materiais trazem como possíveis criadouros do Aedes Aegypti, transmissor da Dengue e Chikungunya.

(Com informações de Assessoria)