Da Folha de PE

O corpo de José Pimentel chegou por volta das 16h30 desta terça-feira (14) ao antigo prédio da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na Rua da Aurora, área central do Recife, onde está sendo velado.

Familiares e amigos já estão no local para prestar homenagens ao ator, diretor e dramaturgo pernambucano, que foi vestido com o figurino de Jesus Cristo, personagem que interpretou por 39 anos.

O ator faleceu nesta terça, ais 84 anos, por doença neoplásica. O sepultamento será realizado nesta quarta-feira (15), no cemitério de Santo Amaro, área central do Recife, às 11h. Antes, haverá uma missa, na capela do cemitério.

Segundo Lilian Pimentel, filha única de José Pimentel, o pai deixou um pedido antes de sua morte. “Ainda no hospital, o advogado me mostrou um documento que papai havia entregue a ele. No texto ele pedia que eu desse continuidade à Paixão de Cristo do Recife e também queria um teatro com o nome dele, onde fossem oferecidos cursos gratuitos de teatro para a população. Eu vou fazer de tudo para realizar esse sonho dele”, garante.

“O maior presente da minha vida foi ter tido um pai como ele, um homem íntegro, honesto e que nunca teve ambição. Em hipótese nenhuma, ele merece ser esquecido. Ele construiu uma história em Pernambuco”, acrescentou Lilian.

“Todos tiveram uma experiência especial com Pimentel. Ele apadrinhou muitos que estiveram no espetáculo, inclusive eu. O sentimento é de que ele tornou-se um ícone e exemplo da persistência do artista pernambucano”, Hemerson Moura, que substituiu Pimentel na Paixão de Cristo de 2018.

A secretária de Cultura do Recife, Lêda Alves, agradeceu a Pimentel. “Ele deixa um testemunho de entrega e amor ao teatro. Todos os artistas de verdade são movidos por essa paixão. Pimentel foi um homem de muito talento, precursor de muitas inovações cênicas em Nova Jerusalém e na Paixão do Recife. Descansou depois de ter realizado uma tarefa muito difícil”, disse.