procuradoria-meio-ambiente

Fotos: Farol de Notícias / Alejandro García

Na tarde dessa quarta-feira (16) a Procuradoria da República, do Ministério Público Federal (MPF), em Serra Talhada se reuniu com a secretaria de Meio Ambiente, Agricultura, ambientalistas, professores da UFRPE/Uast e proprietários de terrenos próximos ao leito do rio Pajeú para discutir um plano de ação emergencial para evitar o agravamento da poluição no Pajeú, que tem possibilidade de cheias em 2017. O alerta foi dado pelo ambientalista Bonzinho Magalhães e pelo ex-secretário de Obras, João Novaes, em matéria produzida pelo FAROL (Leia).

Entretanto, no mês de julho, o Ministério de Minas e Energias enviou relatório a Procuradoria da República revelando que as cidades de Serra Talhada e Floresta se encontram em áreas de risco de enchentes.

Diante o exposto, a proposta apresentada pelo secretário de Meio Ambiente, Ronaldo Melo Filho, prevê que a partir dessa quinta-feira (17) comece o mapeamento de proprietários de imóveis na localidade e a retirada de algarobas do leito do rio. Durante a reunião, Ronaldo Filho justificou a elaboração do plano por conta da previsão feita por institutos meteorológicos de chuvas acima da média.dsc_0112

A Procuradora Maria Beatriz Ribeiro Gonçalves provocou o debate na instituição e comandou os trabalhos na reunião 

A ação contará com a participação de ambientalistas, docentes, órgão e entidades públicas ambientais, tais como a CPRH, IBAMA, APAC; além da CDL, donos de cerâmicas que funcionam na região, proprietários de imóveis localizados às margens do rio, dentre outros. Os presentes na reunião compactuaram junto a Procuradoria termos de cooperação, que irão ser apresentados posteriormente.

Segundo as informações da Procuradoria repassadas ao FAROL, a secretaria de Agricultura da Capital do Xaxado também deverá atuar doando mudas de plantas nativas para serem plantadas ao invés das algarobas. Os proprietários de terrenos no entorno poderão também colaborar com a retirada dessas árvores e o plantio de novas espécies de plantas. As medidas também deverão ser tomadas nas margens do rio no município de Floresta.

dsc_0048dsc_0032 dsc_0099 dsc_0103