eugenioPor Eugênio Marinho, empresário serra-talhadense

Quem não sonha com um Brasil diferente? Aliás, sonhar é o combustível mais eficiente do mundo, pois é o único capaz de nos levar do nosso estado atual para um estado desejado. Todo brasileiro tem esta reserva energética dentro de si, mas é preciso querer usá-la e da forma correta.

Acredito que sair da nossa realidade atual de quem é 79º IDH do mundo, decorrente de todas as condutas erradas que temos, para chegarmos coletivamente numa posição bem melhor, mais condizente com o nosso potencial econômico e geográfico é algo totalmente possível. Sabemos onde estamos, sabemos onde queremos chegar, mas diante das inúmeras estradas possíveis para este percurso, temos escolhido coletivamente sempre a errada e por isto nos perdemos no caminho. E qual é a certa?

Considerando que alguns brasileiros todos os dias acertam esta estrada de forma individual, saindo de um estado atual particular bem aquém daquele da média nacional e chegando a um estado desejado bem além também daquele da média nacional, o desafio posto é fazer com que a grande maioria escolha também a estrada que estes brasileiros escolheram.

Quando observados, constatasse no entanto que estes brasileiros que atingiram seus estados desejados honestamente nem sempre usaram a mesma estrada, mas via de regra, todos levaram na sua mochila de andarilho as mesmas características: intenção de acertar; atitude; crença em si mesmo; comunicação eficaz; desejo de si superar; desejo de servir; vontade de aprender mais; empatia e paciência; auto responsabilidade.

No Brasil dos nossos sonhos, cada brasileiro, precisaria colocar na sua mochila estas características, só elas permitirão sairmos coletivamente desta estrada atual que nos levará a um enorme precipício. Os brasileiros vendedores de ilusão, os oportunistas de plantão, tentam esvaziar esta mochila, colocando nelas apenas o suficiente para que muitos brasileiros fiquem andando em círculos durante toda a sua existência em torno do seu péssimo estado atual. É isto, que coletivamente nos remete ao estado atual da nossa realidade.

Toda vez que você pensar em desistir do seu sonho de chegar a um estado desejado melhor, dobre seus joelhos, abra a mochila, e peça baixinho a Deus para colocar nela aquelas características que estiverem faltando. Deus sempre atende quem faz sua parte, assim, vá também mais além e procure estimular aqueles que desejarem ficar pelo caminho, os orientando a seguirem em frente com seus objetivos. É isto, que coletivamente poderá nos remeter ao estado coletivo desejado.

Na busca do Brasil dos nossos sonhos o primeiro passo sempre será dado nas cidades que vivemos, assim para nós serra-talhadenses, é imprescindível buscarmos primeiro a Serra Talhada dos nossos sonhos segundo estes mesmos princípios.

serra talhada5