PESQUISA_ELEITORAL_-_MÉDIO_-_JPEG[1]

Atualizado às 6h10 desta terça (9)

Em parceria com o FAROL DE NOTÍCIAS, o Instituto Opine, de Recife, aferiu a força dos possíveis candidatos a prefeito de Serra Talhada em 2016. Num cenário de disputa entre o secretário de Transporte do Estado, Sebastião Oliveira (PR), o prefeito Luciano Duque (PT), dr. Fonseca Carvalho (PTB), Marquinhos Dantas (PP) e Socorro Brito (PSB), o deputado federal licenciado e candidato derrotado em 2012 leva a melhor.

Vamos os números:

Numa possível disputa entre as cinco lideranças, segundo o Opine, 30,4% dos eleitores votariam em Sebastião Oliveira, contra 23% que elegeriam Luciano Duque. Na terceira colocação surge o nome de Fonseca, com 13% das intenções de voto, seguido de Marquinhos Dantas, com 11% e Socorro Brito, que aparece com 7%. Indecisos ou não souberam responder são 7%. Já 5% dos entrevistados não votariam em nenhum deles.

A pesquisa Opine realizou consultas num universo de 500 entrevistados na zona urbana e rural do município entre os dias 30 e 31 de maio e 1º de junho. A margem de erro é de 4,5% para mais ou para menos. O Instituto Opine é coordenado pelo economista Cleto José Cavalcante Cordeiro e pelo administrador de empresas, Joaquim Moreira do Rego Barros.

O FAROL irá divulgar mais cenários da corrida eleitoral ao longo desta terça-feira (9). Nas primeiras projeções, publicadas nessa segunda (8), Luciano Duque enfrenta uma rejeição de 55,7% da população contra 41% que o aprovam. Ainda, de acordo com o Instituto Opine, quase 70% dos entrevistados nutrem um sentimento de mudança na forma de governar a cidade.

Confira em detalhes o resultado por faixa etária, zona, sexo, escolaridade e renda familiar:

cenario1BALANÇO DE FORÇAS

Mais uma vez, alguns dados chamam a atenção na tabela. O primeiro deles é com relação à força de Sebastião Oliveira junto ao eleitorado jovem, onde tem quase 40% de aceitação entre os que possuem de 16 a 24 anos, contra 19% de Duque. Os dois candidatos empatam em 25% entre os eleitores que não possuem escolaridade alguma. Já Sebastião desponta entre os que possuem ensino médio e superior completo, com 36% contra 22% de Luciano.

Por outro lado, o atual prefeito tem mais de 70% das intenções entre o eleitorado que ganha mais de dez salários mínimos. Outro fato curioso é com relação ao apoio das mulheres. Sebastião Oliveira tem a maioria das intenções de voto entre elas, aparecendo com 35% contra 16% de Luciano. Já o atual prefeito tem mais força entre os homens, somando 32% das intenções do sexo masculino contra 25% que disseram votar em Sebastião.