20151016_115613

Foto: Farol de Notícias / Manu Silva

Serra Talhada aderiu à campanha do Outubro Rosa, que estimula os exames de prevenção ao câncer de mama. Apesar disso, muitos tabus ainda impedem as mulheres de realizar a mamografia, estimulados por informações erradas passadas à população. É como alerta o médico ginecologista e obstetra Antônio Melo, 68 anos, que procurou a redação do FAROL para esclarecer declarações que teriam sido repassadas pela secretária de Saúde do município, Márcia Conrado.

Segundo Melo, em entrevista televisiva, recentemente, a secretária deu declarações equivocadas sobre o exame de mamografia. Márcia teria dito que um dos motivos que levam mulheres a não realizarem o procedimento seria porque o exame é realizado por homens. A secretária teria dito também, conforme Antônio Melo, que os maridos das serra-talhadenses as proíbem de realizá-lo por puro preconceito.

“A secretária disse isso em uma matéria que foi veiculada no dia 8 de outubro pela TV Asa Branca. Eu queria esclarecer que nada disso é verdade. Em todas as estatísticas, em todos os motivos que são feitos, inclusive pelo setor de câncer, nunca ouvi falar nessa informação. Mas especificamente para Serra Talhada, nenhum serviço tem técnicos do sexo masculino, todos são do sexo feminino. Isso em Serra Talhada não é o motivo e nem na região da XI Geres. A técnica não apalpa a mama, isso é função do mastologista ou do médico. Ela não palpa a mama, ela localiza a mama no aparelho para que não haja necessidade de repetir o exame”, explicou Antônio Melo, que estimula as mulheres a buscarem prevenção sem medo.