Duque FAROL

Foto: Farol de Notícias/Alejandro García

O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), fez um desabafo na manhã desta segunda-feira (19), no plenário da Câmara de Vereadores. Durante audiência pública sobre um novo modelo de Pacto Federativo que está em discussão no Congresso Nacional, o prefeito petista expôs um ‘rosário’ de dificuldades enfrentadas pelas prefeituras e foi pessimista com relação ao futuro do municípios.

“Do jeito que vai, todo prefeito vai se tornar um criminoso se não mudar este modelo que está aí. Além do aumento das despesas, tem os aumento de todos os programas. O caso da previdência social é um exemplo. O governo federal também sofre com isso, mas emite moeda. Os municípios não. A maioria das prefeituras está falida quando se fala em previdência”, enfatizou o prefeito, na tribuna.

SACO DE PANCADASPatriota

Quem também engrossou o caldo de lamentações foi o prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB), que preside a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Segundo ele, o atual modelo só transfere responsabilidades e transforma os prefeitos em ‘sacos de pancadas’.

“Dos 60% do bolo arrecadado, 15% é dividido com os municípios. Agora, 80% das responsabilidades dos programas sociais ficam com as prefeituras. A manutenção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em torno de R$ 35 mil, mas vem apenas R$ 10 mil para os municípios. Vem 0,30 centavos por aluno para a merenda escolar, não dá para comprar um saco de pipocas. Nós (prefeitos) somos os sacos de pancadas. Os prefeitos e vereadores. Tudo sobra para o prefeito”, disparou Patriota.

DSC_0362