estudantes-3

Foto: Arquivo Farol de Notícias / Alejandro García

Seguindo a onda de ocupações e manifestações que ocuparam mais de mil instituições de ensino em todo o Brasil, os estudantes de Serra Talhada retornam às ruas, nesta quinta-feira (27), para debater a aprovação do Projeto de Emenda à Constituição (PEC 241), que limita por 20 anos os gastos públicos, incluindo a área de Educação, além de protestar contra a Medida Provisória 746, que estabelece mudanças no ensino médio. O ato espera reunir cerca de 300 a 400 estudantes das escolas públicas, Fis, Upe e UFRPE/Uast na Concha Acústica, a partir das 17h.

Segundo o presidente da União de Estudantes Secundaristas de Serra Talhada (Uesst), Mateus Moura, os manifestantes querem a qualidade da educação e da saúde do país. “Contamos com a presença de todos que não aceitam esses retrocessos, cortes de direitos conquistado com muita luta. Direitos humanos fundamentais como, educação e saúde de qualidade. É um absurdo ter teto de gastos nos direitos do povo, direitos necessários para uma vida digna, como ‘garante’ à Constituição Brasileira de 1988, a Educação não é gasto é investimento!”, relatou.

De acordo com a Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), cerca de 1.108 instituições de ensino estão ocupadas por estudantes, em 19 Estados e no Distrito Federal. Desse número são 1.022 escolas e institutos federais, e 82 universidades ocupadas, além de quatro Núcleos Regionais de Educação.