Foto: Alejandro Garcia/Agência Papiro

Numa coletiva de imprensa que durou quase duas horas, no final da manhã desta sexta-feira (12), o prefeito de Serra Talhada Luciano Duque avaliou os seus 100 primeiros dias de governo de forma “muito positiva”. O petista destacou a área da educação como a que foi mais priorizada na gestão neste curto espaço de tempo. E elencou avanços no setor com o início de construção de creches, quadras poliesportivas, atração de cursos profissionalizantes, climatização de escolas e fechamento de parceria com institutos de excelência no ensino (Alfa & Beto e IQE), que prestam serviços educacionais em todo o país e chegam em Serra com a missão de elevar os índices educacionais no município.

Mas, entre algumas novidades anunciadas por Duque, chamou atenção a criação do projeto de um hospital da mulher em Serra Talhada. De acordo com o prefeito, a Maternidade Clotilde Souto Maior, administrada pela iniciativa privada há mais de 20 anos, não será mais transformada no tão aclamado hospital municipal. Frisa-se: caso o governo consiga reintegrar o centro médico de volta à gerência pública. Duque assegurou que as documentações necessárias para requerer o prédio já estão no setor jurídico da prefeitura.

“Já estamos com o contrato de repasse do hospital entre a prefeitura e o gestor atual. Depois disso podemos entrar com a ação de regresso (pelo imóvel). Vamos encaminhar para o setor jurídico agora, porque aquele equipamento deve ser público. Nós acabamos de perder recursos para criação de um hospital da mulher (por conta disso). O deputado João Paulo (PT) me ligou avisando que tinha assegurado, junto ao ministro Alexandre Padilha (saúde) a implantação de um hospital da mulher aqui, mas desde que tivéssemos uma unidade municipal. Vamos aguardar resolver as questões jurídicas, e depois disso irei procurar novamente o ministro para implantar naquele equipamento o hospital da mulher.”