Publicado às 17h31 desta quarta (25)

Em entrevista ao programa Frequência Democrática, na rádio Vila Bela FM, nessa terça-feira (24) o comando do 14º Batalhão de Polícia Militar divulgou dados alegradores da luta contra o crime em Serra Talhada.

Segundo o sub-comandante do 14º BPM, major Alexandro dos Santos, o balanço do último trimestre obteve uma redução considerável em comparação com os dados do mesmo período do ano passado. Especialmente, no tocante à redução de furtos, roubos e assassinatos aqui e em toda a região que o batalhão atende (Serra Talhada, Triunfo, Flores, São José Belmonte, Betânia, Calumbi e Santa Cruz da Baixa verde).

“Nosso terceiro trimestre agora, em toda a área do 14º Batalhão, e começamos a nossa gestão em maio, nesse terceiro trimestre tivemos uma redução de 41% nos crimes violentos contra o patrimônio [na região]. Aqui em Serra Talhada, temos uma redução de 50%. Crimes contra a vida, em toda a área do Batalhão temos uma redução de 30%, em Serra Talhada tivemos uma redução de 38%. Então, são dados do nosso trabalho que com a chegada do video-monitoramento irá nos ajudar nesse trabalho específico”, destacou o sub-comandante.

ESTRATÉGIA

Indagado sobre as estratégias que o batalhão vem criando para explicar estes bons números, o major Dos Santos detalhou um aprofundamento na análise de dados estatísticos, em parceria com a Polícia Civil, que levaram a um melhor posicionamento das tropas nos chamados ‘pontos quentes’ dos crimes na cidade.

“Nós procuramos pontuar já nos locais levantados pela nossa seção de estatística, chamamos o efetivo demos outras instruções, dimensionamos melhor os pontos de rondas e isso surtiu um efeito bem inicial, então leva a crer que o pessoal estava fazendo rondas em locais que não se estava observando. Como a gente começou a aprofundar a pesquisa nos dados, também com ajuda dos nossos colegas da Polícia Civil, a gente conseguiu apontar diretamente aonde eram os locais com maiores incidência. Então passamos a direcionar nossas ações para estes locais e logramos esse êxito e graças a Deus estamos conseguindo manter”.