Comandante 14º BPMEm conversa com o FAROL, por telefone, o comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar (14ºBPM), Wanderley Carvalho, lamentou a permanência de uma “cultura de justiça por sangue” que, para ele, ainda vigora em Serra Talhada.

Falando sobre os índices de assassinatos registrados nos últimos meses, o tenente-coronel disse que a meta de redução de homicídios nos sete municípios da região, para este ano, é de 30 mortes. Ou seja, quatro a menos que a estipulada para o batalhão em 2013.

Mas, segundo Wanderley Carvalho, com o rápido avanço nos casos de assassinatos na Capital do Xaxado, será difícil bater os números positivos alcançados no ano passado. Em 2013, o 14º BPM atingiu a meta estipulada no Pacto pela Vida, obtendo uma redução de mais de 25% nos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs).

Ainda, de acordo com o comandante, a expectativa do batalhão seria contabilizar uma média de 3 a 4 assassinatos por mês em toda a região abrangida pelo 14º BPM, sendo composta por Serra Talhada, Belmonte, Santa Cruz da Baixa Verde, Triunfo, Calumbi, Flores e Betânia – e ainda os distritos de cada localidade.

“Infelizmente todos esses assassinatos se concentram apenas em Serra Talhada. Em 2014, a meta é de 30 homicídios na região, no ano, mas parece quase impossível mantermos isso atuando numa localidade onde ainda se mantém a cultura de pessoas andarem armadas e de fazerem justiça por meio do sangue, com as próprias mãos”, lamentou.

BALANÇO CARNAVAL 2014

Ainda, em conversa com o FAROL, o comandante avaliou positivamente as ocorrências do Carnaval 2014 nos polos de festejos de Serrinha e na Estação Ferroviária, considerado por Wanderley Carvalho como tranquilo. “Infelizmente foi registrado um homicídio, mas não nos focos de folia”, ponderou. Só nesta primeira semana de março, Serra Talhada já registrou dois assassinatos. De janeiro para cá foram 11.