Publicado às 05h05 desta quarta-feira (28)

Ainda repercute o sepultamento realizado no Cemitério Público de Serra Talhada, no último domingo (25), quando familiares de uma mulher de 40 anos, que residia no bairro Vila Bela, tomaram a iniciativa de abrir o caixão, e tocar na defunta que foi vítima do novo coronavírus.

A redação do Farol recebeu dois videos de uma leitora que esteve presente ao ato, mas divulgou apenas um, devido as imagens serem muito fortes (reveja aqui).

Nessa terça-feira (27), a redação provocou a secretária de Saúde, Lisbeth Lima sobre o assunto, que anunciou medidas para tentar proteger as pessoas envolvidas e impedir um rastro de infecção. “A gente, enquanto Vigilância Sanitária, fomos atrás e vamos investigar todas as 15 pessoas que estavam no velório. A coisa é séria, muito séria”, disse a secretária.

Segundo as normas técnicas da Agência de Vigilância de Pernambuco, não devem haver velórios e nem aglomerações nos sepultamentos, devendo se limitar a no máximo 10 pessoas, com uma distância de 2 metros de cada uma delas. Também há orientação para o caixão não ser aberto, e estar envolto em sacos impermeáveis e lençóis. No sepultamento não pode haver qualquer contato físico.