O ano de 2013 está chegando ao fim sem a realização de muitas promessas que só ficaram no papel ou no discurso político. Uma das bandeiras do prefeito Luciano Duque (PT), durante a campanha eleitoral, era a geração de emprego e renda, tendo como âncora a consolidação do tão falado Distrito Industrial: uma área de 231 hectares localizada no bairro da Cachichola, que foi desapropriada após muita confusão.

Após a desapropriação duas coisas se tornaram realidade: o distrito se tornou “condomínio industrial” e recebeu o nome de Luiz Joaquim de Melo (Duquinha Melo) proposta do deputado Sebastião Oliveira. Pronto. Apenas isto. Em janeiro, o prefeito Luciano Duque anunciou que iria convocar empresários para dar a partida no condomínio.

“Vamos tentar identificar quantas empresas potencialmente queiram e tenham condições de se instalar na cidade mediante alguns critérios que serão apresentados”, disse Duque, na época. Durante a Expossera, em julho deste ano, o próprio governador Eduardo Campos provocou os empresários a aderirem ao projeto. Ninguém respondeu a provocação e o condomínio continua um projeto muito mal organizado e sem gerar frutos.

PLANO DE GOVERNO

O governo petista também não fez o dever de casa quanto a cumprir o que prometeu em campanha para gerar empregos em Serra Talhada. Na página 24 do Plano de Governo, registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o prefeito Luciano Duque garantiu “Implantar uma política de incentivos fiscais pra novas empresas que vierem a se instalar no município”.

E foi mais além prometer “o incentivo, fomento e regulamentação às chamadas “fábricas de fundo de quintal”. Propostas simples que não justifica a imobilidade em função do “ano de dificuldades por conta dos restos a pagar”.

FÁBRICA DE ÓLEO

Mas não se pode dizer que o prefeito não tentou, mas pecou em se deixar acomodar. Em 19 de outubro do ano passado, logo após a vitória histórica nas urnas, Luciano Duque anunciou a instalação de uma fábrica de envasamento de óleo em Serra Talhada, com geração de 50 empregos diretos e 150 indiretos. “Isto vai gerar centenas de postos de trabalho e vai movimentar a economia da cidade e toda a região. O próximo passo será o Distrito Industrial”, disse o prefeito comemorando a chegada das primeiras máquinas em dezembro do ano passado. (Foto)

O maquinário da fábrica ainda se encontra em Serra Talhada, às margens da BR-232. A única ação concreta partiu dos empresários Mário Olímpio e Hélio Ferraz que doaram uma faixa de terreno para construção da indústria. O FAROL entrou em contato, por telefone, com Ricardo Pontes, proprietário do empreendimento, que confirmou que a fábrica será inaugurada ainda este ano. Mas não arriscou uma data. No dia 27 de dezembro vai completar um ano que as máquinas estão encaixotadas em Serra Talhada.