Fotos: Farol de Notícias

Durante dois dias, o FAROL foi procurado por moradores do bairro Vila Bela, em Serra Talhada, nessa quinta (28) e sexta-feira (29), que reclamam do forte mau cheiro e invasão de moscas e insetos nas casas construídas próximas à estação de tratamento de esgoto do conjunto residencial. De acordo com a população, o sistema de saneamento está quebrado há semanas, e o problema vêm sendo negligenciado pelos órgãos competentes.

O FAROL visitou o local e constatou a denúncia. Lá, é grande o acúmulo de fezes e dejetos. Um denso rio de esgoto ganhou a mata além dos tanques de tratamento, o que tem espalhado o forte mau cheiro no ambiente e atraindo, principalmente moscas. Após pousarem no líquido, elas estão entrando aos montes nas residências da população. Várias casas tem a cozinha posicionada na direção da estação de tratamento.

Veja também:   Duque: 'Só não serei pré-candidato se Marília não me der o direito'

Os moradores alegam que uma bomba responsável pela drenagem dos resíduos está quebrada há dias, mas que quando vão buscar a ajuda da construtora Duarte, a empresa diz que essa questão é de responsabilidade do prefeito Luciano Duque. No entanto, quando recorrem à Prefeitura, escutam que a problemática é da responsabilidade da construtora.

“Nesse puxa encolhe, não sabemos a quem recorrer. E o esgoto está se acumulando. Já se criou um crosta de lama de fezes e esse mau cheiro tem incomodado muitos moradores que não estão conseguindo sequer fazer as refeições diárias por conta do fedor e da imundície”, denuncia uma moradora, que pede para não se identificada com medo retaliação.

Veja também:   Duque: 'Só não serei pré-candidato se Marília não me der o direito'

“Temos medo de aparecer porque qualquer coisa que a gente reclama aqui no Vila Bela, no instante aparece gente grande para nos meter medo dizendo que iremos perder nossas casas. Ficam ameaçando”, revelou outra moradora do bairro.

O OUTRO LADO

Através da assessoria de comunicação, a Prefeitura de Serra Talhada reconheceu que ficou responsável pelos cuidados da estação de tratamento do bairro, mas garantiu que esta semana nenhum morador do residencial Vila Bela procurou às secretarias de Obras ou Serviços Públicos pedindo providências.

Ainda, de acordo com o assessor de imprensa, Tarcísio Rodrigues, a prefeitura já realizou  reparos no sistema de tratamento, mas está transferindo a responsabilidade agora para a Compesa. “Na próxima semana será enviado um ofício solicitando a Compesa que assuma o controle da estação de tratamento do bairro Vila Bela”, confirmou Rodrigues.

Veja também:   Duque: 'Só não serei pré-candidato se Marília não me der o direito'