Do PE Notícias

Quatro bebês e 21 crianças com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) aguardavam na fila de espera por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), nesta terça-feira (11), em Pernambuco. Segundo o Ministério Público (MPPE), a informação foi repassada pela Central de Regulação de Leitos, durante uma reunião com representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

A lista mostra, ainda, que outros seis bebês esperam por leito comum de UTI neonatal e cinco crianças por vaga em UTI infantil clínica.

Conforme a promotora de Justiça de Defesa da Saúde, Helena Capela, o governo de Pernambuco foi notificado pelo MPPE sobre a superlotação de UTIs para bebês e crianças.

Ela disse também que o estado informou que abrirá, até o fim de junho, 50 novos leitos para esse público.

Um dos bebês na fila de espera por leito de UTI é José Gabriel, de um mês e 17 dias. De acordo a mãe dele, a dona de casa Jacqueline Vieira, ele espera desde o domingo (09) no Hospital Barão de Lucena, na Iputinga, Zona Oeste do Recife.

“Quando cheguei, já disseram que tem outras crianças na frente. E ele está intubado, respirando por aparelho e sem saber o que vai acontecer. É uma agonia, um sufoco estar aqui dentro”, desabafou.

O filho de Jacqueline não é o único nessa situação. “Tinham oito aqui esperando por vaga de UTI. Tudo bebê. Tem um de dias de vida, que cabe na palma da mão. Alguns conseguiram vaga, outros continuam esperando”, contou.