Do JC Online

Duzentos e seis alunos selecionados pelo Programa Ganhe o Mundo, do governo estadual, não viajam mais este ano. Eles embarcariam para os Estados Unidos, Argentina e Chile, entre agosto e setembro, para uma temporada de seis meses fora do Brasil. Devido a um processo mais longo de licitação, se comparado a outros anos, o intercâmbio foi adiado para o início de 2020. Outros 250 estudantes com destino ao Canadá não sabem ainda se a viagem será em outubro ou se ficará também para o próximo ano.

“O intercâmbio está garantido. Todos os selecionados vão viajar. Só tivemos que fazer algumas readequações nos períodos de embarque porque o processo licitatório, este ano, foi mais longo. Mas as agências estão contratadas e as viagens vão acontecer”, assegurou a superintendente do Ganhe o Mundo, Renata Serpa.

Uma empresa que concorria foi afastada do certame pelo governo, em junho, por ter dado calote em escolas canadenses, mesmo tendo recebido a verba do Estado referente ao programa. A Associação de Escolas Públicas do Canadá chegou a pedir intervenção do governador Paulo Câmara para que a dívida da agência de viagem fosse quitada.

Veja também:   Agricultores se indignam com serviço na Neoenergia

Dos 206 alunos que tiveram o intercâmbio adiado, 120 vão para os Estados Unidos. Um grupo recebeu a notícia ontem, na Secretaria de Educação de Pernambuco, no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife, depois de uma prova para saber o nível de conhecimento na língua inglesa. Alguns pais acompanharam a reunião.

“Preferia que a viagem estivesse mantida para este ano”, afirmou o comerciante Luciano Bezerra, pai de Vitor Santos, aluno da Escola Técnica José Alencar Gomes, de Paulista, no Grande Recife. “Mas pelo menos deram a certeza de que os estudantes vão”, complementou. Outros 55 jovens com destino ao Chile e 31 à Argentina só farão as malas no começo de 2020.

Veja também:   Milei anuncia corte de 70 mil empregos públicos

Conforme Renata Serpa, para o ano que vem já estavam selecionados outros 455 alunos: 30 para os Estados Unidos, 200 para o Canadá, 75 para o Chile, 20 para Colômbia, 25 para Espanha, 50 para Nova Zelândia, 50 para Austrália e 5 para Alemanha. Somando os dois grupos, haverá o embarque de 661 jovens, nos dois primeiros meses de 2020.

“Fiquei triste, mas o importante é viajar. Lamento porque não me inscrevi para o vestibular seriado da UPE, pois estaria nos Estados Unidos nos dias da prova”, diz Marx Grandim, 16 anos, da Escola Técnica Maximiano Campos, de Jaboatão dos Guararapes.

“Gostei de só viajar em janeiro de 2020. Com o adiamento, poderei concorrer numa olimpíada de robótica que vai acontecer no fim deste ano”, afirma Ana Virgínia Lira, da Erem Eurídice Cadaval, de Itapissuma.

DESTINO

“Vinte alunos foram para o Chile no dia 14. Mais 69 irão para a Argentina em outubro. Estamos na expectativa também de embarcar o primeiro grupo para o Canadá na próxima semana. Não sabemos ainda quantos serão porque estamos dependendo das agências informarem sobre matrículas nas escolas de lá e voos”, esclarece Renata Serpa.

Veja também:   Colisão entre moto e carro na BR-232 deixa uma pessoa ferida em ST

“Mas não haverá prejuízo. Apesar de o semestre letivo canadense ter começado em setembro, as escolas estão acostumadas a receber alunos intercambistas em outras épocas.”

O Ganhe o Mundo existe desde 2012. De 2012 a 2018, o programa embarcou mais de 7,5 mil estudantes para fora do Brasil. Os alunos recebem seguro saúde, passagens aéreas, acomodação em casas de família com todas as refeições e bolsas mensais de R$ 719.