O dia Sete de Setembro em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, tem um roteiro diferente durante a realização do desfile cívico. De um lado, o palanque oficial em frente a prefeitura vai receber políticos do grupo governista que serão liderados pelo prefeito Luciano Duque (PT). A pouco metros do palanque oficial, o deputado federal Inocêncio Oliveira (PR) vai receber os aliados que fazem oposição ao governo petista.

Cada um usa da criatividade para tirar os dividendos políticos. O deputado, por exemplo, decorou a frente do seu palanque com um enorme banner com a frase “Inocêncio, orgulho de Pernambuco”. Bem ao seu lado vai estar o deputado estadual Sebastião Oliveira, um dos mais ferrenhos críticos do governo Duque.

Entretanto, nem sempre foi assim. Inocêncio, Sebastião e o próprio prefeito Luciano Duque já foram “unha e carne” e dividiram o mesmo palanque por muitos anos. Duque não só tecia elogios a dupla republicana como foi o coordenador das campanhas de Inocêncio e Sebastião nas eleições passada. O palanque foi dividido após o deputado federal não ter “abençoado” a candidatura de Luciano Duque a prefeito e o racha foi inevitável.

Neste 7 de setembro, quem passar pela rua Enock Inácio vai ver os sorrisos e acenos da oposição e enxergar a união dos governistas. O irônico, é que a maioria dos vereadores que vão estar no palanque oficial já foram aliados de primeira hora do deputado Inocêncio Oliveira. Mas como a política é dinâmica…