A pesquisa Opine, divulgada em parceria com o FAROL DE NOTÍCIAS, mediu também a força entre os pré-candidatos considerando seus respectivos cabos eleitorais em 2016. No caso do prefeito Luciano Duque (PT) foi considerado o senador petista Humberto Costa. Do lado de Waldemar, o secretário de Transportes do Estado, Sebastião Oliveira (PR) e o ex-deputado Inocêncio Oliveira (PR), além de Socorro Brito, colada à figura do marido e ex-prefeito Carlos Evandro (PSB).
Vamos aos números:
De acordo com o Instituto Opine, Luciano Duque e Waldemar aparecem empatados em primeiro lugar com 26% das intenções de voto para prefeito da Capital do Xaxado; Socorro Brito surge na segunda posição 12% dos votos. Indecisos são 27%; não votam em nenhum do candidatos são 8%. A margem de erro da pesquisa é de 4,5% para mais ou para menos. O Instituto Opine é coordenado pelo economista Cleto José Cavalcante Cordeiro e pelo administrador de empresas, Joaquim Moreira do Rego Barros.
Na avaliação geral, Luciano Duque enfrenta uma reprovação de 55,4% contra 41% que o aprovam. Ainda, de acordo com o Opine, quase 70% dos entrevistados nutrem um sentimento de mudança na forma de governar a cidade. No cenário com Sebastião Oliveira na disputa a grande maioria, 30,4%, votaria no candidato do PR a prefeito. Apesar disso, num cenário sem a presença de Sebastião, o nome do atual gestor larga na frente na corrida em 2016.
A pesquisa aferiu também o nível de rejeição de voto para prefeito entre os possíveis candidatos. Entre todos eles, o nome do prefeito Luciano Duque atingiu o maior percentual, com 45% das intenções negativas. Confira o resultado do cenário abaixo por faixa etária, zona, sexo, escolaridade e renda familiar:
24 comentários em Pesquisa mede força entre Duque, ‘Dema’ e Socorro considerando cabos eleitorais