Dos 13 vereadores que disputaram a reeleição em Serra Talhada, apenas um, Edmundo Gaia (PSD), não foi reeleito. Em tese, os eleitores aprovaram o trabalho dos parlamentares nestes quatro anos. Por outro lado, a renovação na Casa Joaquim de Souza Melo foi tímida, com a chegada de apenas quatro novos rostos. O FAROL revela o perfil de cada um deles, que pode ser um indicativo de como irão atuar a partir de 2017.
Alice Conrado – Viúva do ex-vereador Izivaldo Conrado e mãe da secretária de Saúde, Márcia Conrado, Alice tem 52 anos e o Ensino Fundamental Completo. Eleita pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB) com mais de 2 mil votos, a vereadora tem como principal base o distrito de Bernardo Vieira, onde foi majoritária. No TRE, Alice não declarou bens e falou muito pouco durante toda a campanha. Aliada do prefeito Luciano Duque, a ‘Tia Alice’, como foi apresentada na campanha, vai coordenar a sessão em que será eleito o novo presidente da Câmara de Vereadores, em janeiro de 2017.
Continua depois da publicidade
André Maio – Casado e com 37 anos, André Maio foi eleito com 1.689 votos pelo PRB. No site do TRE, Maio declarou ser empresário, mas sempre teve uma atuação na zona rural, trabalhando junto a associações de moradores e conselhos rurais. Tendo como principal base o distrito de Luanda, o vereador eleito entrou na vida pública pelo grupo do prefeito Luciano Duque, mas pouco tempo depois se aliou ao deputado Sebastião Oliveira. Por outro lado, André Maio é um dos braços da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Serra Talhada, de quem recebeu um forte apoio.
Antonio de Antenor – Com 59 anos, Antenor é casado e o mais experiente entre os novatos. Com o Ensino Médio Completo, no site do TRE ele declarou como ocupação ser ‘Fiscal’. Já foi vereador por vários mandatos e também presidente da Câmara Municipal. O atual prédio do Legislativo foi erguido em sua gestão. Antonio de Antenor se elegeu pelo PR com 967 votos e tem como principal base o distrito de Tauapiranga (São João do Barro Vermelho). Junto com André Maio, prometem fazer uma oposição responsável ao governo Duque.
Ronaldo de Dja – Filiado ao PMN, Ronaldo de Dja já foi vereador e retorna em 2017 após conquistar 1.163 votos. Com o Ensino Médio Completo, Ronaldo declarou ao TRE ter como ocupação o serviço público municipal. Com 46 anos, o vereador assume em janeiro para reforçar a base do prefeito Luciano Duque. Quando foi parlamentar, era do bloco da oposição, mas não agia de forma irresponsável. Ronaldo de Dja reside no bairro da Malhada, uma das suas principais bases eleitorais.
Rosimerio de Cuca – Rosimerio Luiz Alves da Costa, 48 anos, mais conhecido por ‘Rosimerio de Cuca’ tem o Ensino Fundamental Incompleto. O apelido ‘Cuca’ vem do seu pai, que já foi vereado de Serra Talhada nos anos 90. No site do TRE o vereador eleito não informou ocupação, mas hoje trabalha como diretor do mercado público de Serra Talhada. Filiado ao PMN, Rosimerio tem como principal base eleitoral o distrito de Caiçarinha da Penha e foi eleito com apenas 687 votos. Apesar de ser um comissionado do governo Duque, há comentários que Rosimerio de Cuca venha aderir a oposição em 2017.
33 comentários em Renovação da Câmara de Vereadores de Serra foi tímida; veja perfil dos novatos
Porrada no Pobre, quem ganha um salário mínimo fica pior. A proposta de ajuste fiscal do governo Temer já prevê o congelamento de salário de servidores; o novo texto da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 241, que cria um limite para os gastos públicos, aumentou as punições para quem estourar os limites orçamentários; com as mudanças, funcionários públicos poderão ter seus salários congelados e, se as contas do governo não se enquadrarem no teto do Novo Regime Fiscal, até o salário mínimo pode ficar sem ganhos reais; sem alarde, deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS) incluiu ainda um mecanismo que desvincula das Receitas da União 30% da arrecadação. Com apoio do PR, PPS, PSB, SD, PTB, PSDB, DEM...
Todos fizeram por onde merecerem, como por exemplo Antônio de Antenor, que sempre ajudou da maneira que pôde, a quem lhes procurou. É educado, humilde, prestativo, sem falsidades, nunca foi processado por bandidagem, nunca ameaçou ninguém e nunca precisou de babões brigões, metidos a valentes e mal educados de seu lado para se eleger. Antônio de Antenor terá vida longa por não se envolver com coisas fora da lei, e todas as vezes que for candidato, eu e minha família votaremos com ele. Mais uma vez, valeu!
Mais baba... afffffff. Se avexe não que seu emprego tá garantido. Nem que seja sentada na calçada falando e dando conta da vida alheia da população do São Joao.
Por isso que esses caras votam para aumentar o salário deles, só tem burro votando, a chance de fazer alguma coisa para mudar isso era agora nas urnas, como não foi feito vão apanhando para aprender a votar.
Ei colega ele não chamou os vereadores de burro e sim os eleitores. Gostaria de lembrar ao amigo que aqueles que não se elegeram receberam votos, isso quer dizer que existe eleitor que não é burro. Por favor não generalize .
Todos fizeram por onde merecerem, como por exemplo Antônio de Antenor, que sempre ajudou da maneira que pôde, a quem lhes procurou. É educado, humilde, prestativo, sem falsidades, nunca foi processado por bandidagem, nunca ameaçou ninguém e nunca precisou de babões brigões, metidos a valentes e mal educados de seu lado para se eleger. Antônio de Antenor terá vida longa por não se envolver com coisas fora da lei, e todas as vezes que for candidato, eu e minha família votaremos com ele. Mais uma vez, valeu!
Tomara que ROSIMERIO DE CUCA ,agora junto ao prefeito luciano duque ;asfatalte a estrada de caicarinha da penha que liga a varzinha; construa ou aumente o cemitério, e outros beneficio.
Pq ccaicarinha da penha ate hoje lamenta pq p vereador agenor de melo lima , com tantos mandados nunca fez nada.a nao ser na saude do povo.
Isso é importante.mas caicarinha precisa de muita coisa.e isso ate hoje agenor nunca trouxe.
Tomara que 2 vereadores seja pra somar.
Rosimere aprenda pedir por caicarinha.
Faça diferença.
Nao votei em voce mas se voce trouxer isso aqui pra o nosso lugar.
Votarei em vc na proxima
Devem ao menos fazer um curso de oratória, e ler as palavras com mais atenção, porque, sinceramente, faz vergonha a qualquer ouvinte bem informado as palavras e as concordâncias faladas por uns vereadores (a) no plenário, é tanto, que até os próprios colegas rieem. Aprendam ao menos a falarrrr. Leiam mais, se estiver com dúvidas em algumas palavras procurem o pai dos burros: o Dicionário da Língua Portuguesa.
Vc falou tudo Ana, da muita vergonha escutar alguns vereadores e ainda pensar que eles nos representa. Já pensou se chegar uma autoridade de nível nacional para assistir uma sessão da CMST, quero esta bem longe pra não passar vergonha!
Na verdade a maioria de veteranos e novatos vão continuar sentados nas cadeiras, calados sem dizer nada só recebendo o salário no banco todo mês nada mais. Mas o povo merece, já estão com o apelido daquele bicho que come capim.
Grande Antônio de Antenor. Homem trabalhador e honesto. Sei da sua competência e sei que vai honrar os 967 votos que recebeu. Tem um trabalho voltado para a população e uma grande qualidade é ouvir a vontade da população e lutar por projetos que beneficie a grande maioria. Esperamos um bom trabalho nesta nova jornada que se iniciará em 2017. Boa sorte amigo!
Olha a formação do pessoal gente, vcs querem o que? O problema é que são eleito para ser mandado pelo prefeito, em vez de ser fiscalizador do poder publico,e se tiver estudo fica difícil o prefeito controlar, por isso existe interesse por parte do poder publico em eleger esse pessoal com pouca escolaridade.
Esses vereadores de será talhada é uma VERGONHA porque o vereador foi pensado pra FISCALIZAR o PREFEITo mais os daqui e o que eles vão fazer pra será talhada, NADA porque vereador em SERRA TAlHADA não serve pra NADA.
Vão definir nomes de rua e aumentar o próprio salário como sempre. E haja assessor pra escrever pra eles, por que uns 4 dos novos eleitos só assinam o próprio nome.
A reforma política tem que acontecer de imediato, principalmente os requisitos de nível de escolaridade para concorrer aos cargos públicos. Dos novos vereadores eleitos nenhum tem nível superior.... que vergonha! !! A Câmara continuará repleta de incompetentes. Deus nos ajude!
A reforma política tem que acontecer de imediato, principalmente os requisitos de nível de escolaridade para concorrer aos cargos públicos. Dos novos vereadores eleitos nenhum tem nível superior.... que vergonha! !! A Câmara continuará repleta de incompetentes. Deus nos ajude!
Onde se ler: "Em tese, os eleitores aprovaram o trabalho dos parlamentares nestes quatro anos". Ler-se: Os currais eleitorais continuam o mesmo, tem gente que vai tem tantos mandatos que nem tem graça, agora pergunta qual a contribuição real ao município, é um absurdo ter 17 parlamentares para fazer quase nada ou coisa nenhuma.
Seria interessante se a população antes de fazer críticas soubessem argumentar sobre tal assunto, um deles seria saber qual a função do vereador! Pois querem jogar as funções do executivo para o legislativo,e não é assim que funciona!
QUAL É A PRINCIPAL FUNÇÃO DO VEREADOR? o vereador tem como função primordial representar os interesses da população perante o poder público. Esse é (ou pelo menos deveria ser) o objetivo final de uma pessoa escolhida como representante do povo. Tem como função cordial também:"O PAPEL DE FISCALIZAR O PREFEITO"
alguns exemplos de assuntos que podem ser tratados em lei por um vereador:
-Mudança, criação ou extinção de tributos municipais
-Criação de bairros, distritos e subdistritos dentro do município
-Estabelecer o chamado perímetro urbano (a área do município que é urbanizada)
-Sugerir nomes de ruas e avenidas
-Aprovar os documentos orçamentários do município
-Elaborar, deliberar e votar o Plano Diretor municipal
-Aprovar o plano municipal de educação
-Estabelecer as regras de zoneamento, uso e ocupação do solo
-Determinar o tombamento de prédios como patrimônio público, preservando a memória do município.
Um candidato a vereador pode prometer coisas como:
-Fazer mudanças na lei orgânica do município;
-Propor a criação de novos tributos, a extinção de tributos existentes ou mudanças nos tributos do município que sejam benéficas para a população;
-Fazer mudanças importantes na lei do município relacionada à Educação.
O que um candidato a vereador não deveria prometer:
Todas as promessas a seguir não estão ao alcance dos vereadores do nosso país. Mesmo assim, elas são feitas corriqueiramente em qualquer eleição municipal. Elas são coisas que o Poder Executivo deve fazer, ou então cabem ao governo estadual:
-Terminar a obra de uma rua ou uma escola;
-Melhorar o serviço de coleta de lixo do município;
-Implantar escola em tempo integral;
Aumentar o número de vagas na rede de educação;
-Criar centros de arte e cultura;
-Reforçar o policiamento em certos bairros.
Então temos que julgar cada um vereador de acordo com suas funções legais! Qual está cumprindo com seu papel?
o que me deixa é só de pensar que enquato agente estuda 10, 15anos pra ganhar 2 ou 3 mil reais o cara semi analfabeto passa a ser vereador com 600 ou 700 votos e passa a ganhar 7 mil ou mais , tem deles que não sabe nem o papel de vereadoror. Porisso existe a música que pais é esse?
E de quem é a culpa? Do povo que o elegeu! Se cada cidadão analisasse em quem votar,isso não aconteceria! Mas a realidade é outra,quem dá mais entra,pq o povo se vende por qualquer besteira!
33 comentários em Renovação da Câmara de Vereadores de Serra foi tímida; veja perfil dos novatos