ST confirma 1º caso de Síndrome Multissistêmica

Falando Francamente é de 2ª a 6ª das 11h às 12h na TV FAROL no Youtube

Publicado às 13h desta segunda, 19

Serra Talhada confirmou o 1º caso de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P), doença ocasionada pela Covid-19, e que ataca crianças e adolescentes. A informação veio a público nesta segunda-feira (19), pela Diretora da XI Gerência Regional de Saúde (XI Geres), Karla Milena, em entrevista ao programa Falando Francamente, na TV FAROL no Youtube.

Continua depois da publicidade

“Foi confirmado, é o primeiro caso em Serra Talhada e o segundo na regional [o primeiro da regional foi em Flores] e já são ao todo 23 casos em Pernambuco, então a gente não pode descuidar das crianças, porque o adulto saiu para trabalhar, deixou de fazer o trabalho remoto, aí ele começou a trazer o vírus para dentro da casa, para o idoso e está trazendo para a criança também”, comentou Karla Milena, detalhando:

Veja entrevista de Karla Milena na íntegra

Clica no vídeo

“O diagnóstico foi confirmado em Recife e confirmamos através da Secretaria Municipal de Saúde que entrou em contato com o hospital em Recife para onde a criança foi levada, graças a Deus ela está bem, e vai seguir em observação, para que não apareçam novas complicações ou que tenham ficado sequelas da contaminação com o vírus”.

Em Serra Talhada, a SIM-P foi diagnosticada em um menino 8 anos, da AABB, que chegou a ser transferido com urgência, no dia 5 de outubro, para uma UTI na Capital. Após três dias na unidade de tratamento intensivo, deixou o setor e hoje é considerado curado. A criança havia contraído a Covid, mas ficou assintomática.

COVID E ELEIÇÕES EM SERRA TALHADA

Karla Milena também falou francamente sobre os eventos políticos em Serra Talhada onde estão sendo registrados aglomerações e carreatas com candidatos e militâncias sendo avistados sem máscaras.

“Em relação às coligações, eu recomendo que todo cuidado ainda é pouco. Principalmente, quem acha que já teve, porque além da reinfecção, que não é ainda num percentual significativo, mas quem já teve pode entrar em contato e pode ser um transmissor, carregar esse vírus com ele e levar para as pessoas que nunca tiveram”.

Continua depois da publicidade

“Um conselho para os candidatos e para os militantes, é que mesmo no calor da emoção, da comemoração, não baixe a guarda, mesmo quem já teve pode correr o risco de transmitir, pode ser um hospedeiro, acho que se você vai numa carreata, num carro aberto, acho só suficiente irem os candidatos da majoritária e os demais que sigam em outros carros”.

LEIA TAMBÉM

Caso de Síndrome Multissistêmica investigado em ST