Filósofos lançam laboratório em STPublicado às 05h34 desta quarta-feira (27)

Uma dupla de filósofos e docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE-UAST) lançou em Serra Talhada um projeto inédito no Sertão. O Mal-ditas é um Laboratório de Estudos Mulheres, Filosofia e Humanidades coordenado pela Profa. Dra. Marcela Benício em parceria com o Prof. Dr. José Antônio Feitosa Apolinário.

De acordo com Dra. Marcela, o projeto surge para propor uma formação crítica e aberta às diferenças apresentando a contribuição de diversas mulheres filósofas, questionando o apagamento e invisibilidade destinado a elas e outras pensadoras na História da Filosofia, com coletâneas de inúmeros volumes compostos apenas por homens, escondendo as mulheres que fizeram parte da produção de conhecimento.

Continua depois da publicidade

“Queremos questionar o porquê dessas recorrentes invisibilidades, mesmo quando a presença acontece. Essa invisibilidade acontece quando de fato nós mulheres somos privadas do espaço de debate, ou seja, nós somos ‘mal-ditas’, ou seja quando mesmo participando nós temos nossas ideias camufladas, abafadas ou até tomadas por um interlocutor masculino, vista de forma pejorativa e corrompida”, descreveu a coordenadora, acrescentando:

“No Laboratório Mal-ditas nós buscamos a ocupação desses espaços acadêmicos na intenção de viabilizar e visibilizar o pensamento filosófico de mulheres, é uma busca por fazer de todo e qualquer espaço, espaços que reconheçam as mulheres como fazedoras do conhecimento. Além de oferecer uma formação adequada, crítica, é também proporcionar atividades complementares que são necessárias à formação das e dos estudantes da UFRPE, mas também da sociedade em geral”.

As interessadas e interessadas em participar podem entrar em contato pelo e-mail através do e-mail maditasfilosofas@gmail.com até o dia 05 de agosto, envie seu nome completo e informações de contato. Caso seja aluno da UFRPE-UAST informe também o seu curso. Mais detalhes confira no Instagram @malditasfilosofas.