Publicado às 05h34 desta quarta-feira (27)

Uma dupla de filósofos e docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE-UAST) lançou em Serra Talhada um projeto inédito no Sertão. O Mal-ditas é um Laboratório de Estudos Mulheres, Filosofia e Humanidades coordenado pela Profa. Dra. Marcela Benício em parceria com o Prof. Dr. José Antônio Feitosa Apolinário.

De acordo com Dra. Marcela, o projeto surge para propor uma formação crítica e aberta às diferenças apresentando a contribuição de diversas mulheres filósofas, questionando o apagamento e invisibilidade destinado a elas e outras pensadoras na História da Filosofia, com coletâneas de inúmeros volumes compostos apenas por homens, escondendo as mulheres que fizeram parte da produção de conhecimento.

Veja também:   Sextas Intenções e Fael de Triunfo em ST

“Queremos questionar o porquê dessas recorrentes invisibilidades, mesmo quando a presença acontece. Essa invisibilidade acontece quando de fato nós mulheres somos privadas do espaço de debate, ou seja, nós somos ‘mal-ditas’, ou seja quando mesmo participando nós temos nossas ideias camufladas, abafadas ou até tomadas por um interlocutor masculino, vista de forma pejorativa e corrompida”, descreveu a coordenadora, acrescentando:

“No Laboratório Mal-ditas nós buscamos a ocupação desses espaços acadêmicos na intenção de viabilizar e visibilizar o pensamento filosófico de mulheres, é uma busca por fazer de todo e qualquer espaço, espaços que reconheçam as mulheres como fazedoras do conhecimento. Além de oferecer uma formação adequada, crítica, é também proporcionar atividades complementares que são necessárias à formação das e dos estudantes da UFRPE, mas também da sociedade em geral”.

Veja também:   Confira a previsão de hoje (13/08) para seu signo

As interessadas e interessadas em participar podem entrar em contato pelo e-mail através do e-mail maditasfilosofas@gmail.com até o dia 05 de agosto, envie seu nome completo e informações de contato. Caso seja aluno da UFRPE-UAST informe também o seu curso. Mais detalhes confira no Instagram @malditasfilosofas.