Publicado às 05h50 deste domingo (21)

A coluna “Viagem ao Passado” deste domingo resgata uma imagem muito comum durante a década de 1980 para os frequentadores da Praça Sérgio Magalhães: a fotografia do popular Toin de Bia, montado em sua moto CG, e a sua inesquecível barraca de revistas.

Para as novas gerações, que vivem com a praticidade da internet, talvez seja impossível dimensionar o quanto era importante para a cidade a barraca de revista naquela época. Pois era pelo ponto comercial de Toin de Bia que tínhamos acesso ao ‘pedacinho’ do mundo, lendo as revistas em quadrinhos, ou comprando álbuns de figurinhas, livros de diferentes gêneros, jornais locais e de várias regiões do país, e se atualizando por meio das mais variadas publicações, desde as que ensinavam a tocar violão, passando pelas revistas de fofocas e esportes, até chegar naquelas produções proibidas para menores.

Praticamente todos os jovens que viveram intensamente aquele período têm alguma história para contar, inclusive os idosos, sobre a barraca de revista de Toin de Bia.

O ponto comercial ficava atrás de uma piscina (ao fundo na foto), debaixo de ‘um pé de azeitona’, em frente a agência do Banco do Brasil, e ao lado de um ponto de táxi e da barraca de Nando Rufino, o popular Bar do vaqueiro, ou seja, eram muitos detalhes em uma espaço tão pequeno e tão cheio de saudosismo e de pelas recordações.