Publicado às 05h17 desta terça-feira (26)

Nesta terça-feira (26) é o Dia de Combate e Prevenção a Hipertensão, doença caracterizada pela elevação sustentada dos níveis de pressão arterial. A data foi instituída pela Lei nº 10.439/2002, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento.

A hipertensão é a elevação dos níveis de pressão arterial, acima de 140×90 mmHg (milímetro de mercúrio), popularmente conhecida como 14/9. A reportagem do Farol de Notícias ouviu a história emocionante de Cláudio Garcia, um mecânico industrial de São Paulo que mudou-se para Serra Talhada junto de sua esposa. Hoje vive uma vida mais saudável para aproveitar os dias com os três filhos e quatro netos.

Ele sofreu três AVCs e um infarto após parar com os medicamentos para controlar a pressão. Segundo ele, trabalhava bastante em fábricas de São Paulo e sua má alimentação e a teimosia em não cuidar da saúde agravou o seu estado.

Veja também:   Caminhoneiro perde o controle e carga em PE

“Homem é teimoso, achei que era coisa pouca. Comia muita fritura, tomava muito refrigerante. Um dia trabalhando em Tatuí-SP chegamos no quarto do hotel e eu senti uma dor muito forte no peito, não conseguia falar, só acordei 24 horas depois. Não senti mais nada e também não procurei o médico. Tive dois infartos, dois AVCs, fiz o tratamento por dois anos, mas depois parei de tomar os remédios. Minha pressão chegou a 24/12, estava dando aula na igreja e minha perna tremia, não conseguia ficar de pé. Fiquei dois anos sem me tratar e aí veio o terceiro AVC, perdi a memória e no outro perdi a força do lado direito, hoje uso bengala”.

Veja também:   Defesa Civil reconhece situação de emergência

Com fé e tratamento, Claudio hoje pode desfrutar da vida ao lado dos netos

CUIDE DA SUA SAÚDE

De acordo com Mayara Morais, nutricionista clinica funcional especialista em emagrecimento efetivo pela INADES, que atende em Serra Talhada, destaca que a hipertensão é hereditária. “A hipertensão não tem cura, possui tratamento e prevenção, então tomar os cuidados necessários antes de se tornar hipertenso é fundamental”, aconselhou a profissional.

Se houver casos na sua família deve seguir essas 3 dicas:

1) Evitar o sedentarismo! Tente fazer pelo menos uma caminhada leve de 30 min por dia, não é válido para ações como trabalhar em pé ou arrumar casa.

Veja também:   Calumbi entrega mais duas ruas pavimentadas

2) Evitar sódio! Quando falamos sódio não é apenas sal de cozinha mas também molhos (molho shoyo, por exemplo), alguns temperos prontos (sazon, caldo knorr, refrigerante, pão francês). A quantidade de sódio não deve ultrapassar 2.000 mg por dia;

3) Beba Água! Consuma diariamente a quantidade de água estipulada para seu peso, 35ml por kg, caso pratique atividade física, 500 ml a cada 1 hora de treino é fundamental.