cist-e-fo

Na série ‘Viagem ao Passado’, o Clube Intermunicipal de Serra Talhada (CIST), no centro da cidade, não servia apenas para reunir a sociedade em momentos de festas e descontração. Inaugurado em 1951, o clube também foi palco para julgamentos polêmicos. Como por exemplo, da assassina da jovem Maria do Carmo, que até hoje é lembrada na famosa ‘Cruz da Moça’, no bairro da Conceição.

“Algumas das mais importantes histórias do CIST diz respeito ao baile em comemoração da Festa do Algodão em 1953. Desse evento participaram o Ministro da Agricultura, João Cleofas, o senador e jornalista Assis Chateaubriand e a rainha do algodão, Maria Tereza de Godoy Bené. No clube também foi realizado, nos anos 60, o julgamento da assassina da jovem Maria do Carmo, popularmente conhecida como ‘a moça’ da famosa cruz. O fato se deu em função da grande comoção na cidade e pelo fato do Fórum não possuir capacidade para acolher a multidão que queria acompanhar o júri”, explica o professor, pesquisador e mestrando em História, Paulo César Gomes.

Veja também:   Grande empresa de ST é alvo de investigação do MPPE

Na foto em destaque, o professor dá mais detalhes. Segundo ele, a imagem foi feita da torre da Igreja da Penha, e flagrou momento de cheia do Rio Pajeú.

“Ao fundo da foto o Rio Pajeú em um período de cheia, a chaminé da usina de beneficiamento de algodão e mamona e o casarão de dona Estela (por trás da agência dos Correios)”, explica Paulo César. Outro detalhe é o antigo Fórum, ao lado do CIST, onde hoje funciona a Casa da Cultura. “Foi no Fórum que foi realizado audiência de depoimento de Vilmar Gaia em 1975, outro momento em que muitos curiosos se aglomeraram no entorno do prédio onde funciona hoje a Casa da Cultura”.  resumiu o professor.

Veja também:   Idoso que morreu após cair de prédio em ST estava despido