Publicado às 05h32 desta segunda-feira (10)

Até agora, dos 30 óbitos registrados em Serra Talhada, pelo novo coronavírus, 25 eram idosos, e faleceram porque demoraram a buscar os serviços de saúde.

Este alerta foi feito na última sexta-feira (7), pela secretária-Executiva de Saúde, Alexsandra Novaes, durante live do Gabinete de Crise. A secretária também fez um balanço dos idosos que conseguiram vencer a doença.

“Temos 245 idoso recuperados, e após investigação, vimos que os que procuraram a unidade de saúde, usa o nosso protocolo, tem o acompanhamento, ele consegue, sim, se sair bem, relacionado ao covid-19. Desde o inicio da pandemia, passaram 3.916 pessoas nas unidades de saúde, e na unidade de covid- 1501 pessoas, destes números, contabilizamos 477 idosos que passaram pelo acompanhamento e ficaram tratados. Todos foram covid? não”, disse a secretária, acrescentando:

Veja também:   PSOL estadual diz que fazer prefeito em ST é prioridade nestas eleições

“A gente percebe, que os que procuraram a unidade de saúde estiveram êxito. 257 idosos foram confirmados com covid, e a grande maioria procurou a unidade de saúde, dos 25 que morreram, apenas quatro deles procuraram a unidade de saúde. E esses quatro, não chegaram no inicio da doença, na fase 1. Chegaram com a saturação baixa, sistema respiratório comprometido. Nossa grande preocupação são os idosos. Tanto a família, como eles, acham que vão melhorar em casa. Eu cheguei no Hospam para tentar convencer a uma idosa se internar. É uma população resistente, mas muito vulnerável. A gente precisa, a família, dar mais atenção aos idosos”.